O município de Campo Mourão, em parceria com a Secretaria do Desenvolvimento Sustentável e Turismo do governo do Estado, vai receber inscrições para o Programa Permanente de Esterilização de Cães e Gatos (CastraPet), neste sábado (24).
As inscrições na Praça da Catedral São José, a partir das 8 horas. Serão 405 castrações que devem acontecer gratuitamente nos dias 3 e 4 de agosto.
A secretária municipal de Agricultura e Meio Ambiente, Shelly Nogueira, explica que só podem se inscrever famílias cadastradas em programas sociais, com renda máxima de até dois salários mínimos e que têm até dois animais para serem castrados. É a segunda vez que o município é contemplado.
“Pedimos para que as pessoas não levem o animal nem crianças no dia da inscrição. Somente deve comparecer o tutor, lembrando sempre da necessidade do uso de máscaras e distanciamento social”, esclarece a secretária.
Os documentos exigidos são RG e CPF, comprovante de residência atualizado, cartão Bolsa Família ou comprovante de renda.
Serão atendidos animais de 6 meses a 7 anos, macho ou fêmea de qualquer porte. A iniciativa faz parte do programa Casatrapet e o objetivo é o controle populacional de animais.
A castração de cães e gatos está inserida no escopo da Saúde Única, conceito que integra a saúde animal, humana e ambiental. Além de minimizar os transtornos causados pelo aumento de animais abandonados nas ruas e o controle de diversas zoonoses transmissíveis ao ser humano, os animais castrados também têm menos chances de desenvolver tumores mamários, câncer de próstata, de ovário e de útero.
A esterilização acontece dentro de um castramóvel, totalmente equipado com centro cirúrgico, sala de recuperação, sala de preparo, autoclave, aparelhos de anestesia inalatória, monitor multiparamétrico, entre outros, o que garante um atendimento de qualidade.
Com Assessorias