Os mourãoenses Thiago Ponciano e Leonardo Tezelli Bortolini estreiam junto com a seleção brasileira masculina de handebol nos Jogos Olímpicos de Tóquio, no Japão, nesta sexta-feira (23). A seleção joga a partir das 21h (horário de Brasília), contra a Noruega no ginásio Nacional Yoyogi.
Thiago Ponciano joga como lateral esquerdo da equipe, é um talento mourãoense, formado e desenvolvido pelo projeto de descoberta de talentos e formação de cidadãos da Associação de Handebol de Campo Mourão (AHANDECAM) que era desenvolvido no Jardim Cidade Nova em Campo Mourão, por meio da Fundação de Esportes (Fecam).
Foi atleta pelo Maringá, onde alcançou terceiros lugares da Liga Nacional de Handebol em 2014 e 2015. Seu rápido destaque e ascensão o levaram às seleções de base e obtendo sucesso. Foi ouro nos Jogos Sul-americanos de Cochabamba 2018 e bronze nos Jogos Pan-Americanos de Lima, no Peru.
O atleta joga atualmente na Europa, onde defende o clube, Ciudad Encantada, em Cuenca, na Espanha. Com 27 anos, disputou cerca de 30 partidas pela seleção.
Leonardo Tezelli Bortolini compõem a comissão técnica da seleção brasileira. Ex-jogador, atuou pela seleção por 17 anos. Também jogou pelo Maringá, Vasco da Gama, Pinheiros e Londrina.
Participou dos Jogos Pan-Americanos de 1999 em Winnipeg, conquistando a medalha de prata. Participou dos Jogos Pan-Americanos de 2007 no Rio de Janeiro, onde foi medalhista de ouro. Em 2008 integrou a seleção brasileira nos Jogos Olímpicos de Pequim, e ficou na 11º colocação.
Jogos
Na Olimpíada, serão 12 países divididos em duas chaves de seis times. Os quatro mais bem colocados de cada grupo avançam às quartas, e a disputa segue até a grande decisão da medalha de ouro, prevista para 7 de agosto.