A ocupação de leitos de UTI do Sistema Único de Saúde (SUS) para tratamento exclusivo de pacientes com Covid-19 em Campo Mourão ficou abaixo dos 100% pela primeira vez desde 11 de maio deste ano.
Nesta sexta-feira (23), de acordo com o boletim epidemiológico da Secretaria Municipal da Saúde, a ocupação está em 91%, diferente de quase três meses atrás quando saiu de 95% para 104%.
Durante este período, os leitos de alta complexidade do Hospital Santa Casa e Central Hospitalar permaneceram trabalhando acima de sua capacidade, chegando a registrar 145% de ocupação no dia 21 de junho.
A cidade vem apresentando um constante declínio no número de pacientes internados, há dez dias atrás taxa de ocupação estava em 129%.
Ativos
O índice é alcançado após uma queda significativa de casos ativos. Segundo a Secretaria , atualmente há 394 pessoas com potencial de transmissão do vírus.
Apesar de parecer um número alto, este índice é 65% menor do que o apresentado no dia 1º de julho. Naquela data a cidade acompanhava o tratamento de 1.144 moradores positivados com a Covid-19.
Alerta
A redução destas taxas, porém, não é motivo para os mourãoenses relaxarem nos cuidados em relação à pandemia. A vacinação avançou, mas infelizmente, a Covid-19 continua fazendo vítimas fatais, somente neste mês de julho 25 moradores faleceram.
Com o aumento da população imunizada com as duas doses, a tendência é que a mortalidade também apresente queda.
Leia Também
Campo Mourão confirma óbito de homem de 43 anos pela Covid e vítimas chegam a 313