A partir desta segunda-feira (1º), o aplicativo WhatsApp deixa de funcionar em uma série de celulares com versões de sistemas Android, iOS e KaiOS mais antigas.
De acordo com a empresa, a medida é necessária porque os ecossistemas já defasados não são capazes de se adaptar adequadamente às atualizações do aplicativo e isso acaba fazendo com que os usuários fiquem vulneráveis a ataques na rede.
Para Android, o não funcionamento do app vale para celulares com a versão 4.04 ou anteriores. No iOS, quem utiliza versões antes do 10 não poderão continuar utilizando o mensageiro. Já no KaiOS, a regra vale para quem faz uso de versões que antecedem a 2.5.0.
Segundo o WhatsApp, caso os usuários tenham um celular que não pode mais rodar o app, é necessário que seja realizado o backup das conversas, que pode ser feito nas configurações do próprio programa. A partir disso, não será perdido o histórico de mensagens ao trocar de telefone depois.
É importante, no entanto, ressaltar, que se o celular for antigo, mas de alguma forma ter recebido ao longo do tempo atualizações de sistema, ele poderá continuar rodando o app. O iPhone 6S, por exemplo, lançado em 2015, tem o WhatsApp funcionando se estiver com a versão mais recente do sistema da Apple.
Segundo pesquisa feita no final de 2020 pelo site Mobile Time, o WhatsApp é o aplicativo mais popular entre os brasileiros. Em seguida, de acordo com o levantamento, estão o Instagram e o Facebook.
Com Agência