Um ataque de duas onças-pintadas na madrugada desta terça-feira (9) provocou a morte de 172 flamingos da colônia mantida no Parque das Aves, em Foz do Iguaçu.
De acordo com a administração do local, apenas quatro aves da unidade sobreviveram, nem todos os animais vieram a óbito pela encontro direto com as onças. Alguns flamingos vieram a óbito pelo estresse da situação (fenômeno chamado de miopatia de captura).
As onças seriam uma fêmea e seu filhote, Indira e Aritana, respectivamente, e estariam em fase de caça, segundo Yara Barros, coordenadora-executiva do Projeto Onças do Iguaçu.
“Em grandes felinos, é comum que a fêmea ensine os seus filhotes a caçar, antes que se tornem completamente independentes. Todas as medidas de segurança para evitar ataques já tinham sido tomadas, com nossa orientação e supervisão, mas como animais silvestres podem ter hábitos não previsíveis, o evento foi inesperado e o primeiro a acontecer nos mais de 27 anos de existência do Parque das Aves”, disse Yara em entrevista a CNN.
Devido ao ocorrido, o parque decretou luto de três dias e só deve reabrir ao público na sexta-feira (12). “Neste momento, estamos acolhendo os nossos colaboradores que criaram essa colônia de flamingos desde 1995, quando chegaram aqui os 16 primeiros indivíduos resgatados. No Parque das Aves, estes animais encontraram uma segunda chance de vida, recebendo todos os cuidados e atenção da nossa equipe técnica, posteriormente se reproduzindo e gerando a colônia”, diz a nota.
“Essa cicatriz ficará para sempre na história do Parque, porém estamos confiantes de que começaremos a colônia de flamingos e uma nova história”.
Conservação das aves
O Parque das Aves é a única instituição do mundo focada na conservação das aves da Mata Atlântica. Cerca de 52% das aves que habitam o local são resgatadas do tráfico ilegal de animais silvestres ou de maus tratos.
Os flamingos chegaram ao parque em 1995, eles deram início à colônia que viveu no Parque desde então. Em 2001, o parque celebrou o nascimento do primeiro filhote de flamingos na instituição. A colônia tinha flamingos chilenos e africanos.