O 3º Fórum do Agronegócio, Tecnologia e Inovação (Fati) de Campo Mourão, reúne centenas de profissionais de diversas áreas e produtores rurais participantes de 71 cidades. Na noite desta sexta-feira (19) tem início uma maratona de programação, o 2º Hackathon AgroTech, tudo em formato online.
Uma imersão de dois dias de programação e desenvolvimento de projetos. O objetivo é criar soluções para os problemas enfrentados no dia a dia pelos produtores rurais.
E não são poucos. A organização do evento selecionou 17 problemas, como por exemplo aumento do custo de produção.
A coordenadora da Câmara do Agronegócio do Conselho de Desenvolvimento Econômico de Campo Mourão (Codecam), Dâmares Ferreira, diz que os cem inscritos para o Hackathon são de diversas áreas do conhecimento.
“Ele é uma maratona de programação que envolve várias áreas, equipes multidisciplinares, então nós temos equipes da produção agroindustrial, da engenharia elétrica, eletrônica, design, da veterinária, computação, agronomia reunidos […], e nós distribuiremos em equipes. […] Durante esse período de final de semana, essas equipes irão analisar os problemas que nós da organização elaboramos […], desde problemas com a deriva, perdas durante e após a colheita, a ferrugem, desperdício de água, o alto custo de energia, tudo isso serão problemas apresentados para as equipes, entre outros”, explica Dâmares.
“Ao final, eles vão apresentar esses trabalhos para uma banca de avaliadores. Esses avaliadores são professores da área de tecnologia, representante de empresas, do setor de inovação de empresas […] e produtores rurais que vão avaliar os três melhores projetos. Esses três melhores receberão o prêmio em dinheiro e seis meses de pré-incubação na incubadora Agro Inove”, complementa a coordenadora.
As inscrições podem ser feitas até o horário de abertura do evento, nesta sexta-feira às 19h30. A cerimônia de abertura será transmitida pelo canal do Conselho de Desenvolvimento Econômico de Campo Mourão (Codecam) no Youtube. O resultado do Hackathon será divulgado na quinta-feira (25).
Com Gcn