conecte-se conosco

Olá, o que você está procurando?

Paraná

Leis estaduais beneficiam e incentivam a doação de sangue no Paraná

Descontos em eventos culturais e isenção das taxas de concursos estão entre os benefícios.

Isenções nas taxas de concursos públicos e descontos em eventos culturais e artísticos são alguns dos benefícios que os paranaenses podem aproveitar ao se tornarem doadores de sangue. As duas medidas são leis estaduais e foram criadas na Assembleia Legislativa do Paraná (Alep) para incentivar a procura por doações.

Os bancos de sangue do estado mantêm campanhas constantes para atrair novos doadores, mas a mensagem é intensificada durante o mês de novembro, período em que foi instituída a Semana de Doação de Sangue Estadual. A data coincide com o Dia Nacional do Doador Voluntário de Sangue, 25 de novembro.

Este ano a chamada é ainda mais importante. Durante a pandemia houve uma redução de 40% no número de doações no Paraná. Segundo dados da Secretaria de Estado da Saúde (SESA), o estoque dos bancos de sangue baixou para todos os tipos sanguíneos.

Até o final do mês de agosto, o Hemepar (Centro de Hematologia e Hemoterapia do Paraná) coletou 113 mil bolsas. No ano passado foram 170 mil bolsas contra 186 mil bolsas coletadas em 2019. O objetivo é intensificar as campanhas para cativar novos doadores regulares de sangue.

Com a lei 19.293/2017, quem é cadastrado como doador de sangue não precisa pagar taxas de inscrição em concursos públicos e processos seletivos de vagas no poder público estadual. Vale para quem é doador pelos sistemas municipais, estadual ou nacional. A regra está discriminada em todos os editais convocatórios no Paraná.

Sendo doador é possível também conseguir desconto de 50% nos ingressos de shows, cinemas, teatros e eventos esportivos. Vale até mesmo para zoológicos e pontos turísticos públicos. São beneficiados pela lei 13.964/2002 os doadores regulares registrados no Hemocentro e nos bancos de sangue dos hospitais estaduais.

Julho Vermelho

Esse não é o único período do ano em que a doação de sangue é tema central. Instituído pela lei 20.992/2020, o mês Junho Vermelho é dedicado às ações de conscientização e incentivo à doação de sangue. Durante o período são realizadas ações de conscientização e incentivo, por meio de reuniões, palestras, cursos, oficinas, seminários e distribuição de material informativo. O objetivo é conscientizar a população sobre a importância da doação de sangue e estimular a realização da doação de sangue.

Como doar

O Hemepar tem 22 unidades e atende 384 hospitais públicos, privados e filantrópicos em todas as regiões do estado. Qualquer pessoa com idade entre 18 e 69 anos pode doar. Menores com 16 ou 17 anos de idade, com autorização, também. É preciso pesar mais de 51 quilos, estar descansado, alimentado e hidratado.

Só é cobrada apresentação de documento oficial com foto. Pessoas vacinadas contra a Covid podem doar sangue, desde que aguardem o prazo de imunização de cada vacina. O agendamento para doação pode ser feito gratuitamente pelo site da SESA.

Todos os detalhes dessas e de outras leis estaduais você confere no aplicativo Agora é Lei no Paraná, disponível para download em todas as plataformas de celular.

Hemonúcleo – Campo Mourão

Com informações Alep

Clique para comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também

Comcam

Dois policiais militares ficaram feridos. O suspeito conseguiu fugir.

Campo Mourão

O festival proporciona atividades culturais e recreativas nos três parques municipais.

Campo Mourão

Aniversariante chegou a se esconder no meio do mato pra fugir de blitz da aglomeração.

Todos

Ao todo foram 265 prêmios oferecidos aos consumidores na campanha promocional.