Goioerê, Iretama e Janiópolis, entraram na lista de situação de alerta de rodízio por conta dos baixos níveis dos reservatórios de água. A informação consta no novo decreto assinado, nesta quarta-feira (22), pelo governador Ratinho Junior (PSD) onde reconhece a continuidade de emergência hídrica em todo o Estado do Paraná.
O documento é o sexto sobre este assunto assinado pelo governador. Nele o governo autoriza as companhias de saneamento a implantarem rodízio nas cidades em que o sistema de abastecimento está comprometido pela estiagem. O decreto tem validade de 180 dias.
Antes deste decreto, estavam em emergência hídrica as regiões Oeste, Sudoeste e Metropolitana de Curitiba. Agora também estão em rodízio no norte pioneiro as cidades de Santo Antônio da Platina, Quatiguá e Carlópolis. No Sudoeste, o rodízio é aplicado em Pranchita, Santo Antônio do Sudoeste e Dois Vizinhos.
O decreto lista os municípios em alerta de rodízio por conta dos baixos níveis dos reservatórios de água.
Região Noroeste: Goioerê, Iretama, os distritos de Bredápolis, em Janiópolis, e Águas de Jurema, em Iretama, Umuarama, Cianorte, Paranavaí e Porto Rico.
Norte Pioneiro: Leópolis, Curiúva, São Sebastião da Amoreira, Distrito de Panema (em Santa Mariana) e Distrito de Triolândia (em Ribeirão do Pinhal);
Vale do Ivaí: Apucarana, Rosário do Ivaí, Califórnia, Jardim Alegre, Faxinal, Jandaia do Sul e Mauá da Serra;
Vale do Paranapanema: Arapongas, Rolândia e Sabáudia.
Sudoeste: Salto do Lontra, Capanema, Planalto e Salgado Filho.
Além de priorizar a água para abastecimento público, o decreto orienta os usuários a reduzirem o consumo, fazendo uso racional da água.