O Procon apreendeu grande quantidade de produtos vencidos e impróprios para o consumo sendo comercializado em quatro supermercados de Campo Mourão. Os estabelecimentos estão localizados dois no centro, um no Lar Paraná e outro no Jardim Tropical.
Além de apreender os produtos, o órgão de defesa do consumidor abriu processo administrativo que poderá resultar em multas aos estabelecimentos.
“Infelizmente mesmo com multas e apreensões em outros supermercados alguns insistem em desrespeitar o consumidor. Com a aproximação das festas de fim de ano nós vamos intensificar ainda mais a fiscalização, pois as famílias vão se reunir para virada de ano e nessas confraternizações vão consumir os produtos comprados nos supermercados e não é justo comprar e pagar por produtos e carnes estragadas”, afirma o secretário executivo do Procon, Sidnei Jardim.
No local, os fiscais também constataram que os produtos do setor de hortifruti eram comercializados sem informações sobre composição, validade, data de embalagem e peso. Segundo o secretário, essas informações coíbem riscos à saúde e segurança dos consumidores, que ao ingerir um produto vencido, alergênico ou adulterado, podem sofrer graves danos.
“Estamos pegando firme nesse tipo de fiscalização, pois compete ao Procon, reestabelecer o equilíbrio da relação consumerista, protegendo a parte mais vulnerável dessa, o consumidor, além de priorizar o cumprimento da legislação” finaliza Jardim.
O Procon também informou, que devido a lei vigente é proibido de divulgar publicamente e nas mídias sociais os nomes dos supermercados, mas os processos administrativos são públicos e qualquer cidadão pode ir à sede do órgão e consultar. O órgão não entrou em férias coletivas neste período de fim de ano.
Com informações Assessoria