A partir desta quinta-feira (13), Campo Mourão abrirá o Centro de Reabilitação Física Restaurar para realização de testagem em massa na população que esteja apresentando sintomas compatíveis a Covid-19. O objetivo é evitar o crescimento descontrolado de diagnósticos da doença e isolar os positivados.
A Secretaria Municipal de Saúde informou que tomou a decisão diante do aumento expressivo no número de pessoas contaminadas pelo vírus Sars-CoV-2, responsável pela infecção da Covid-19. “Na semana passada, a UPA chegou a registrar 700 atendimentos em um dia”.informa a administração municipal.
O secretário municipal, Sérgio Henrique dos Santos, entende que não é caso de adotar nenhuma medida restritiva, no momento. “Mas vamos promover testagem rápida em massa da população, tendo em vista que o município vem recebendo muitos testes. E isso sem dúvida é uma medida que ajuda a fazer o diagnóstico mais rápido e consequentemente o tratamento”, argumentou.
O atendimento não é por livre demanda, portanto o cidadão deverá agendar um horário para a realização do teste pelo telefone (44) 3523-2548 (também por aplicativo de mensagens), nos horários das 8 às 11h30 e das 13h30 às 17 horas. “A ideia é agendar seis pessoas a cada 15 minutos”, informa o secretário.
Ele frisa que apesar do aumento de casos, a taxa de ocupação hospitalar está baixa, tendo em vista que a nova variante do vírus não atinge os pulmões, o que acaba não demandando a internação dos pacientes. “Ampliamos para outras unidades de saúde os atendimentos de pacientes com sintomas da Covid-19, visando à preparação do sistema de saúde para absorver em sua rede essa doença”, explicou.
Campo Mourão confirmou 148 novos casos no boletim epidemiológico semanal publicado na última quinta-feira (6), este número é maior do que o registrado durante todo o mês de dezembro de 2021. Com isso, a cidade passou a ter 179 casos ativos, ante aos 54 da semana anterior.