O município de Campo Mourão começa nesta quarta-feira (19) a vacinação contra a Covid-19 de crianças de 5 a 11 anos com comorbidades ou deficiência permanente.
De acordo com o calendário, a imunização terá início com os alunos da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae), nesta quarta das 8h30 às 11h30 na sede da própria instituição.
Dois dias depois na sexta-feira (21) serão atendidas crianças com comorbidades ou deficiência permanente, no Santuário Nossa Senhora Aparecida, na Vila Urupês, das 8h às 11h30.
Nesta etapa, a Secretaria Municipal de Saúde planeja imunizar 510 crianças entre 5 e 11 anos, de acordo com a quantidade total do primeiro lote destinado pelo Governo do Estado do Paraná na última sexta-feira (14).
O imunizante que será aplicado será o da Pfizer, único autorizado até o momento pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). A tampa do frasco da vacina virá na cor laranja, para facilitar a identificação pelas equipes de vacinação e também pelos responsáveis que levarão as crianças aos postos de vacinação.
As doses são exclusivas para crianças de 5 a 11 anos. “A vacinação de crianças tem uma forma de diluição diferente, por isso a equipe tem que passar por um treinamento nesta terça para não ter nenhum erro de aplicação”, explicou o secretário municipal de Saúde, Sérgio Henrique dos Santos.
Para serem vacinadas, os pais ou responsável devem estar presentes, portando certidão de nascimento ou RG, CPF ou cartão do Sistema Único de Saúde (SUS), além da carteirinha de vacinação da criança. E para as crianças atendidas fora da Apae também deverão apresentar um laudo médico ou documento que ateste a comorbidade ou deficiência.