Na lista de material escolar, itens iguais chegam a ter uma variação de 2.296% nos preços no comércio de Campo Mourão. Foi essa a diferença encontrada pelo Procon do município em um levantamento de os preços de 87 produtos em cinco estabelecimentos.
A coleta e a análise de dados foram realizadas nas últimas semanas pelos funcionários do Procon, nas empresas: A Estudantil, Loja Giga, Condor, Paraná Supermercado e Papelaria Papelão. Em um caso a pesquisa foi realizada pessoalmente e nos outros quatro locais a equipe esteve presente para conferir informações e preços que foram repassadas à entidade pelas empresas por meio de lista prévia.
Variados tipos de lápis, apontador, borracha, caderno, caneta, cola, lápis de cor, giz de cera, resma de papel ofício, tesoura e agenda escolar foram pesquisados.
“Todos os itens pesquisados apontam altíssimas variações, o que demonstra que o consumidor tem que pesquisar e observar preços e marcas” afirma Sidnei Jardim, Diretor do Procon de Campo Mourão.
O levantamento de preços mostra que se o consumidor pesquisar, ele consegue economizar muito na compra da lista de material escolar. O Procon ainda orienta que é importante pedir nota fiscal, reaproveitar itens do ano anterior também é uma boa forma de gastar menos.
A pesquisa encontra-se disponível no Portal do Município AQUI e pode ser retirada impressa no Procon Campo Mourão (Rua Brasil, 1555) – fone (44) 3525-2788.
Sugestões
Na hora das compras, é importante reunir-se com os outros pais para a compra coletiva com o propósito de obter descontos, e ter em mente que nem sempre o que sai mais caro é melhor, ou o mais barato tem melhor qualidade (é importante observar a qualidade, a durabilidade, a marca e a segurança do produto para as diferentes faixas etárias).
Na questão da reutilização dos itens de anos anteriores, além da economia, está a questão de colaborar com o meio ambiente e o estímulo da criatividade.