Na cidade de Quinta do Sol, os números de novos casos de Covid-19 dispararam desde o início de janeiro, foram 206 pessoas infectadas até terça-feira (25), um aumento de 30% comparado ao fim de dezembro.
Em meio ao novo surto de Covid-19 que vive a cidade, a Prefeitura Municipal confirmou nesta quarta-feira (26) que dos 117 casos atualmente ativos na cidade, 10 são de servidores da área da saúde, entre eles o médico titular da Unidade Básica de Saúde (UBS).
De acordo com o prefeito Leonardo Romero (PSD), estes profissionais foram infectados no exercício da atividade e estão afastados de suas funções, em isolamento domiciliar, até o fim do período necessário de isolamento.
Quinta do Sol havia terminado o ano de 2021 sem nenhum morador infectado pelo vírus causador da Covid e agora presencia filas de pessoas se formarem em busca de atendimento. Na manhã desta quarta feira o prefeito, e o seu vice Lucas Almeida estiveram visitando a UBS do centro, falando com os profissionais da saúde e com o Secretário de Saúde Willyan Romero a respeito da situação de saúde no município.
Romero, afirmou que a situação no município é delicada, “Estamos aqui no posto de saúde uma situação de quase calamidade, o posto está muito cheio, nossos profissionais de saúde estão se dedicando”.
O prefeito complementa informando que a rede municipal de saúde passa neste momento por um crescimento na demanda espontânea de sintomáticos respiratórios em função do vírus influenza e da Covid-19, além da procura por vacinas o que pressiona a rede básica de toda região.
“Então eu peço pra população que compreenda que a gente tá correndo atrás de outro médico pra fazer o atendimento a população. Já conseguimos outra que já está atendendo, mas a situação não é fácil. Tenho conversado com outros prefeitos da região e também estão passando por uma crise no geral. Não tá fácil encontrar médico, não tá fácil encontrar profissionais da saúde”, finaliza.