A Prefeitura Municipal de Campo Mourão, comunicou de forma oficial, nesta quinta-feira (17) que não irá realizar a Festa Nacional do Carneiro no Buraco, o prato típico do município. Segundo a administração, a medida é necessária devido a prorrogação do estado de calamidade pública até o fim do ano por conta da pandemia do novo coronavírus.
O quadro atual de contaminação e o tempo necessário para organização da festa estão entre as principais razões, levantadas pelo coordenador geral do município, Carlos Alberto Facco.
Ele explica que a realização da festa por parte da administração municipal exige investimentos que poderiam comprometer as finanças públicas e as metas fiscais estabelecidas para o exercício de 2022. “Nada impede que a sociedade organizada possa realizar um evento para servir o prato típico”, observa o coordenador.
O plano é que em 2023 ocorra a festa, fato que é estudado pela Prefeitura. “Temos expectativa que este ano ficaremos livre desse quadro pandêmico e então poderemos estudar, junto com as entidades, um novo formato da festa para servir nosso prato típico”, completa.
O carneiro no buraco, prato típico de Campo Mourão, é conhecido em todo o Brasil pela tradicional festa nacional instituída na década de 1990. Esse evento gastronômico é realizado sempre nos meses de julho. A última edição aconteceu em 2018.
Com Assessoria