O vice-prefeito de Rancho Alegre d’Oeste Cássio Zanuto (PP) foi empossado, na noite desta segunda-feira (2), como novo prefeito após Adão Aristeu Ceniz (PSDB), que estava no cargo, ser condenado por improbidade administrativa.
O novo chefe do executivo assumiu durante uma sessão na Câmara Municipal de Vereadores. Na ocasião, Zanuto, de 32 anos, engenheiro agrônomo de profissão e ex-vereador expressou seu sentimento diante da situação.
“Meu sentimento pelo ocorrido, é algo que já tinha conhecimento, mas o tempo todo o prefeito Aristeu sempre disse estar sob controle, porém fui surpreendido, assim como vários de vocês, da notícia do afastamento dos diretos políticos. Em toda minha vida carrego uma frase que ouvi quando criança, Deus sabe de todas as coisas e seja feita a vontade de Deus. Imaginei assumir de forma diferente, porém se é pra ser assim, vamos em frente.”
A mesa diretora da Câmara cumpriu a determinação Tribunal de Justiça do Paraná e assinou o decreto que afastou do cargo o então prefeito e empossou Zanuto que se torna, o prefeito em atuação, mais novo na região da Comcam.
Improbidade
O processo corria na Justiça desde que o Ministério Público do Paraná (MP-PR) moveu uma ação contra Ceniz.
Segundo o MP, o gestor foi condenado em 2013 em um processo de improbidade administrativa por irregularidades na construção de casas populares, na primeira gestão de Ceniz como prefeito de Rancho Alegre. O processo foi transitado e julgado em agosto do ano passado.
Com a condenação, o agora ex-prefeito perdeu os direitos políticos e está inelegível por três anos. Ele também deverá realizar pagamento de multa civil no montante de R$ 92.725,05.