A atleta mourãoense Flávia Maria de Lima embarcou na terça-feira (17) junto com a delegação brasileira que representará o país no Campeonato Ibero-Americano em em La Nucia, Província de Alicante, na Espanha. A delegação conta com 73 atletas (37 mulheres e 36 homens), com o objetivo de conquistar o 11º título da competição. O último foi disputado em Trujillo (Peru), em 2018, com a vitória do Brasil, com 34 medalhas (18 de ouro, 10 de prata e 6 de bronze).
A atleta do Instituto de Atletismo de Campo Mourão/Fecam/Assercam foi convocada para a prova de 800m. Flávia tem uma longa carreira no atletismo, entre seus resultados mais expressivos está participação na Olimpíada do Rio 2016; Pan Americano Toronto 2015; Tricampeonato Brasileiro 800m, Bicampeonato 1500m e três títulos sul-americanos 800m.
O campeonato reúne países ibero-americanos, mais Andorra e africanos, onde a língua oficial é o espanhol ou o português. Está prevista a participação de mais de 500 atletas. Segundo os organizadores estão confirmados: Andorra, Argentina, Bolívia, Brasil, Colômbia, Costa Rica, Cuba, Chile, Equador, El Salvador, Espanha, Guatemala, Honduras, México, Nicarágua, Panamá, Paraguai, Peru, Porto Rico, Portugal, República Dominicana, Uruguai, Venezuela, Angola, Cabo Verde, Guiné Bissau, Guiné Equatorial, Moçambique e São Tomé.
“O Ibero é importante para a preparação dos atletas brasileiros ao Mundial de Atletismo de Eugene e também uma oportunidade para a obtenção de pontos no Ranking e índices e porta de entrada na Europa”, explica o técnico mourãoense, Paulo Cesar da Costa.
Os atletas podem usar a passagem de volta até o dia 20 de junho se tiverem outras competições em seus planejamentos.