As primeiras doses da vacina contra a Covid-19 destinadas à 3ª dose para adolescentes de 12 a 17 anos devem chegar em Campo Mourão e região nas próximas horas. O lote composto por 8.082 foi retirado pela 11ª Regional de Saúde de Campo Mourão nesta quarta-feira (1º) no Centro de Medicamentos do Paraná (Cemepar) em Curitiba.
A Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) distribuiu 171,3 mil imunizantes para o reforço vacinal de adolescentes. Este novo grupo começou a ser vacinado no país, após a confirmação de inclusão divulgada pelo Ministério da Saúde na última sexta-feira (27).
Ao todo a Sesa distribuiu 252.551 vacinas contra a Covid-19 para as 22 regionais. Dentre as doses da Pfizer, são 288 vacinas para primeira dose (D1), 50.100 para segunda aplicação (D2), 23.740 pediátricas para D2 e 171.372 para DR. Além disso, o Estado também enviou 376 doses de CoronaVac pediátrica para D2, 3.460 de AstraZeneca para D2 e 3.215 da Janssen para DR. Para Campo Mourão e região foram enviadas somente os imunizantes destinados a dose de reforço.
O controle do envio de doses é realizado junto com os municípios a partir da necessidade e demanda, evitando perda vacinal, explicou o secretário de Estado da Saúde, César Neves. “A Sesa mantém contato diário com as Regionais de Saúde e quando há necessidade do envio de doses para Covid, nossas equipes disponibilizam esses imunizantes para os municípios”.
Segundo a Secretaria Extraordinária de Enfrentamento à Covid-19 (Secovid), o imunizante recomendado deve ser da plataforma de RNA mensageiro (Pfizer), mas se houver indisponibilidade da Pfizer, a vacina inativada CoronaVac também poderá ser utilizada. A aplicação deve ser realizada após quatro meses da última dose do esquema vacinal primário.