conecte-se conosco

Olá, o que você está procurando?

Campo Mourão

Lives levam Educação Financeira para crianças e adolescentes de diversas cidades

Mais sete cidades paranaenses vão receber o projeto nesta semana.

A ação educativa é desenvolvida desde o último dia 14 através da apresentação de espetáculo – via online – que reúne elementos de circo, teatro e dança para transmitir a crianças e adolescentes – na faixa de cinco a 16 anos – orientações relacionadas a educação financeira. Nesta semana, o projeto chega ao final com a transmissão do espetáculo por lives gratuitas para mais seis cidades polos do Paraná e ainda para a capital do Pará: Belém.

O conteúdo é levado ao público alvo na peça “João e o Porquinho Mágico”, com duração de 45 minutos, que é apresentada pela trupe profissional da Associação Sou Arte (ASA). Trata-se de uma companhia de Campo Mourão, que há 17 anos tem intensa atuação em todo o Paraná e também nos vizinhos estados de Santa Catarina, Rio Grande do Sul, São Paulo e Mato Grosso do Sul.

As lives são ao vivo e já foram contemplados os municípios de Arapongas, Apucarana, Toledo, Curitiba, Maringá, Pato Branco e Umuarama e cidades vizinhas. Nesta semana, o projeto será desenvolvido para as crianças e adolescentes de Belém/Pará (segunda-feira/dia 27 – 14 horas), Cascavel (segunda-feira/dia 27 – 19 horas), Londrina (terça-feira/dia 28 – 13h30min), Foz do Iguaçu (terça-feira/dia 28 – 15h30min), Assis Chateaubriand (terça-feira/dia 28 – 19 horas), Marechal Cândido Rondon (quarta-feira/dia 29 – 13h30min) e Francisco Beltrão (quarta-feira/dia 29 – 15h30min.

Objetivos

Orientar crianças e adolescentes sobre o melhor comportamento no que diz respeito a finanças pessoais é o objetivo do projeto. A ação também busca despertar o interesse do público alvo em aplicar os conhecimentos adquiridos e a desenvolver novos comportamentos acerca da melhor utilização das finanças no dia a dia.

As lives – ao vivo – são transmitidas pelo canal youtube do Espaço Sou Arte e o projeto é desenvolvido através da Lei de Incentivo à Cultura, por meio do Ministério do Turismo/Secretaria de Cultura/Governo Federal. No total, o projeto vai contemplar 14 cidades dos dois estados.

No espetáculo são abordados assuntos referentes a finanças pessoais e sua aplicação em situações diárias, de forma lúdica e divertida, direta e objetiva, com linguagem de fácil entendimento do conteúdo por diferentes faixas etárias. Cenários, figurinos e adereços temáticos complementam e dão magia à produção.

O Espetáculo

 A história se passa no Sítio da Fartura, um lugar simples e lar do menino João e de seus pais, que produzem frutas e verduras. Apesar da dura labuta diária, os pais já não sabem o que fazer para conseguir pagar as contas e pensam até em vender parte da propriedade.

Tudo começa a mudar com a visita de um agente da cooperativa de crédito à escola frequentada por João para ministrar uma aula sobre educação financeira. Ao final da aula, João e seus colegas ganham um cofrinho e uma cartilha com orientações de como organizar a vida financeira. A partir daí, o menino – junto com o galo Gesonel e o porquinho mágico – passam a ajudar os pais na tarefa de manter a propriedade e sanar as dívidas do Sítio Fartura.

O projeto de “Educação Financeira” tem como executora a Associação Sou Arte de Campo Mourão e patrocínio da cooperativa de crédito Sicoob.

Importância

Edilaine Maria de Castro, diretora da Associação Sou Arte, ressalta: “É fundamental falar sobre finanças com as crianças desde cedo, em casa, nas escolas, em diversos ambientes”. Ela acrescenta ainda que é importante “discutir economia e poupança, produtos caros e baratos, duráveis e descartáveis, úteis e desnecessários,  ajudando as crianças e adolescentes a perceber o que realmente é necessário e supérfluo, entender o  consumo planejado e consciente”.

 A dirigente da companhia artística também observa que o público alvo do projeto precisa ser educada “no sentido de reaproveitar,  reutilizar, conservar brinquedos,  roupas, valorizando pequenos hábitos e atitudes que podem contribuir para a manutenção de bens e patrimônio da família, contribuindo assim para formação de cidadãos conscientes e melhores para o mundo”, finaliza.

Clique para comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também

Campo Mourão

O festival proporciona atividades culturais e recreativas nos três parques municipais.

Campo Mourão

Aniversariante chegou a se esconder no meio do mato pra fugir de blitz da aglomeração.

Todos

Ao todo foram 265 prêmios oferecidos aos consumidores na campanha promocional.

Campo Mourão

Cidade já perdeu 126 moradores para doença