conecte-se conosco

Olá, o que você está procurando?

Campo Mourão

Parque no Jardim Modelo recebe projeto de colmeias de abelhas sem ferrão

A instalação faz parte do Programa Poliniza Paraná

Parque no Jardim Modelo recebe projeto de colmeias de abelhas sem ferrão

Acaba de chegar em Campo Mourão o Programa Poliniza Paraná, que consiste na instalação de colmeias de abelhas nativas sem ferrão em parques urbanos. As primeira caixas foram instaladas no Parque Municipal João Teodoro de Oliveira (antiga Pedreira).

“Devemos fazer uma parceria com a UTFPR para dar andamento a esse trabalho e futuramente expandir para outros locais”, explica a secretária municipal de Meio Ambiente e Bem Estar Animal, Shelly Nogueira. O projeto promove a criação de abelhas sem ferrão, responsáveis pela polinização de cerca de 90 por cento das plantas brasileiras.

O foco é divulgar a implantação de colmeias como ferramenta de educação ambiental, mostrando a importância e os benefícios dos serviços ecossistêmicos prestados pelos insetos. “A ideia é reintroduzir polinizadores nativos em seus locais de origem, pois muitos se encontram ameaçados de extinção”, informa a secretária.

Ela enfatiza que reintrodução de abelhas nativas é importante porque a polinização é o processo que garante a produção de frutos e sementes, além da reprodução de diversas plantas. Por isso, as abelhas se destacam na manutenção e promoção da biodiversidade.

Entre as espécies disponibilizadas no projeto estão a Guaraipo, que está na lista de espécies ameaçadas de extinção; Jataí; Mirim Preguiça, Mirim Guaçu, Iraí e Tubuna. O mel produzido pelas abelhas não será comercializado.

Clique para comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também

Campo Mourão

O festival proporciona atividades culturais e recreativas nos três parques municipais.

Campo Mourão

Aniversariante chegou a se esconder no meio do mato pra fugir de blitz da aglomeração.

Todos

Ao todo foram 265 prêmios oferecidos aos consumidores na campanha promocional.

Campo Mourão

Cidade já perdeu 126 moradores para doença