O Partido dos Trabalhadores (PT) no Paraná confirmou neste sábado (23) a candidatura do ex-governador Roberto Requião para concorrer às eleições ao Poder Executivo Estadual. Jorge Samek, ex-presidente de Itaipu, será candidato a vice.
Os nomes foram anunciados em convenção realizada pela Federação Paraná da Esperança – formada pelo PT, PCdoB e PV. Os diretórios estaduais das legendas também definiram os nomes em disputa para Assembleia Legislativa, com 55 candidaturas, e Câmara dos Deputados, com 31 candidaturas. O nome da candidatura ao Senado Federal ficará em aberto para definição pela comissão executiva, até o prazo previsto para registro.
Em agosto, após o registro das candidaturas, está sendo organizado um grande ato presencial de lançamento da campanha, com a presença de Luiz Inácio Lula da Silva.
Perfil
Requião tem 81 anos e nasceu em Curitiba. Advogado, jornalista e urbanista, o político governou o Paraná por três mandatos: de 1991 a 1995, e de 2003 a 2011.Já foi prefeito de Curitiba, deputado estadual, secretário estadual e senador. Durante 40 anos, Requião foi filiado ao MDB. Este ano migrou para o PT.
“A minha intenção é transformar o Paraná no maior produtor de alimentos da Segurança Alimentar do planeta Terra. E eu já tenho experiência disso. Eu tenho o Trator Solidário, eu tenho o Panela Cheia, eu tenho o Fundo de Aval, eu tenho a Irrigação Noturna. Mas nós vamos multiplicar”, disse o candidato.