A paranaense Marya Izabella Botega Netto, do Instituto de Atletismo de Campo Mourão/Fecam/Assercam, de 19 anos, é campeã sul-Americano Sub-23 no lançamento do disco. O evento realizado no Centro Nacional de Treinamento em Atletismo, em Cascavel encerra neste sábado (1).
A atleta é uma estreante na seleção brasileira e ficou com a medalha de ouro no lançamento do disco com a marca 47,59 m, número que a fez estabelecer um novo recorde paranaense na prova. A Valentina Ulloa (47,20 m), do Chile, ficou com a prata e a brasileira Yasmin Piske (Pomerode-SC), com 46,39 m, levou o bronze.
“Entrei bem confiante, foi uma prova muito boa. Quando a chilena lançou 47 m eu fiquei nervosa, mas não desisti e a marca veio no quarto lançamento”, disse Marya que escolheu o atletismo depois de participar de uma corrida de rua, aos 15 anos, convidada pelo treinador Sidmar Righetto.
Após três etapas da competição, o Brasil já soma 26 medalhas (8 de ouro, 8 de prata e 10 de bronze), seguido do Equador (4, 2, 0) e do Chile (3, 3, 2). A seleção brasileira soma 194 pontos, seguida do Chile (70) e da Argentina (62).