A Sanepar acaba de implantar o sistema de esgotamento sanitário em Iretama, com a construção de uma estação de tratamento de esgoto, a ETE Pinhalzinho, o assentamento de 2,8 quilômetros de rede coletora e de 623 metros de interceptores. Os investimentos foram em torno de R$ 6 milhões. Inicialmente, o serviço irá atender 111 famílias.
Já está prevista ainda neste primeiro semestre do ano a licitação de obras que vão executar mais de 16 quilômetros de redes coletoras que irão atender 633 imóveis. A ampliação terá ainda uma estação de bombeamento de esgoto e 824 metros de linha de recalque de esgoto. O prazo é que sejam concluídas até o fim de 2024.
A gerente regional Araceli Stela afirma que os sistemas de coleta e tratamento do esgoto contribuem com a saúde da população, afastam riscos de proliferação de insetos e preservam o meio ambiente, garantindo a qualidade e a sustentabilidade da água que retorna aos corpos hídricos. “Este é um serviço muito importante para a melhoria da saúde pública, da qualidade de vida e do meio ambiente”, disse.
Iretama é um município do Centro-Oeste do Paraná. Um dos principais atrativos da cidade é o turismo das águas quentes de Jurema.