A Secretaria Municipal de Saúde de Campo Mourão divulgou, nesta quinta-feira (18), o Levantamento de Índice Rápido (LIRA) que verifica a infestação do mosquito Aedes aegypti. O levantamento apontou que houve redução da taxa de infestação no município, passando de 10,57% em março para 4,01% em maio, no entanto esse índice está acima do que preconiza o Ministério da Saúde, que é abaixo de 1%.
Mesmo com a redução nos números, a situação ainda exige atenção, atualmente a cidade tem confirmados 37 casos de dengue.
O índice de infestação é obtido a partir dos resultados das amostras analisadas em laboratório e serve de base para o trabalho de combate ao mosquito. De acordo com o Ministério da Saúde, o ideal é que este número esteja abaixo de 1%. Das 46 localidades analisadas, 20 apresentaram alto índice de infestação (acima de 4%), 10 médio e 13 baixo risco.
As localidades com maior índice de infestação foram Vila Cândida (11,43%), Ipê (11,11%) e Ipê II (9,80%). Dos 1.728 imóveis verificados, foram encontrados focos do mosquito em 69, sendo mais de 80% dos focos em residências, a maioria no lixo reciclável nos quintais.
Segundo a coordenadora do trabalho de campo, Marinalva Ferreira da Luz, as equipes de combate à dengue estão concentradas nas áreas de maior índice de infestação, eliminando focos e levando orientações aos moradores. “Não podemos baixar a guarda, estamos entrando numa época mais fria, mas o mosquito apresenta uma grande resistência ao frio e outros fatores. Por isso é importante mantermos todos os cuidados”, explica a coordenadora.
Paraná
O Paraná está em alerta para dengue, ao todo, são 54.083 confirmações e 42 mortes em decorrência da doença desde o início do período sazonal da doença, iniciado em 31 de julho de 2022, foram 239.372 notificações no Estado, sendo 94.170 ainda em investigação e 83.747 casos descartados. Dos 399 municípios do Paraná, 334 tiveram casos confirmados de dengue.