Iniciou na semana passada retirada de fios sem uso em postes de iluminação pública, o serviço é executado pela Companhia Paranaense de Energia (Copel) e empresas de telefonia e internet BLZ, Ligue e Vivo. A retirada de cabos pendurados começou pelo centro de Campo Mourão, na área do estacionamento rotativo e, concluída, será expandido para outros locais da cidade.
A medida foi comunicada pela Copel à administração municipal por meio de ofício, após tratativa em audiência pública realizada pelo Poder Legislativo. No ofício a Copel cita a responsabilidade prevista em contrato das empresas que utilizam os postes e que cabe a Copel, enquanto ‘detentora’ da infraestrutura, notificar as ocupantes acerca de irregularidades constadas na ocupação.
Na audiência pública a Copel se comprometeu a realizar as seguintes ações:
- levantamento e mapeamento de toda rede compartilhada de Campo Mourão até 16 de junho;
- notificação a todas as empresas de telecomunicações identificadas com irregularidades de cabos baixos ou caídos nas ocupações até 23 de junho;
- análise do retorno das notificações com as regularizações, a partir de 24 de julho;
- atuação por parte da Copel nos pontos não atendidos por meio das notificações e sanção às ocupantes, a partir de 25 de agosto.
“Para situações de risco iminente, ainda que se trate de ativos de telecomunicações, a Copel intervém independentemente de notificação de regularização às empresas ocupantes”, informa o documento. Além disso, a Copel colocou os canais de comunicação 24 horas por dia, assim como a página na internet www.copel.com para reclamações e denúncias.