O Programa Municipal de Castração de Cães e Gatos (Castramóvel) do município de Campo Mourão oferece 140 vagas remanescentes para castração gratuita de cães e gatos fêmeas. O objetivo da ação é prevenir doenças, aumentar o tempo de vida, e diminuir o número de animais abandonados.
As vagas remanescentes estarão disponíveis para todos os bairros e para inscrever o animal o tutor deve comparecer no próximo sábado (08) na Secretaria de Meio Ambiente e Bem-Estar Animal, localizado na Rua Amílton Tavela Borges, 159, ao lado do Detran, a partir das 08h.
É permitido realizar a inscrição de um animal por endereço, entre os critérios de seleção está a participação da família em programas sociais ou renda máxima de até três salários mínimos. Não é necessário levar o animal no dia da inscrição.
Os documentos exigidos são RG e CPF, comprovante de residência atualizado, cartão Bolsa Família ou comprovante de renda. Serão atendidos fêmeas de 6 meses a 7 anos, de qualquer porte. As cirurgias serão realizadas entre os dias 19 a 22 de junho.
A castração de cães e gatos está inserida no escopo da Saúde Única, conceito que integra a saúde animal, humana e ambiental. Além de minimizar os transtornos causados pelo aumento de animais abandonados nas ruas e o controle de diversas zoonoses transmissíveis ao ser humano, os animais castrados também têm menos chances de desenvolver tumores mamários, câncer de próstata, de ovário e de útero.
A esterilização acontece dentro do Castramóvel, totalmente equipado com centro cirúrgico, sala de recuperação, sala de preparo, autoclave e aparelhos que garantem um atendimento de qualidade.
Atendimento veterinário
Em comemoração a Semana do Meio Ambiente no próximo sábado (8) além do cadastro para o Castramóvel, haverá atendimento veterinário gratuito. Para ser atendido, o responsável pelo animal deve realizar o agendamento por escrito pelo whatsapp (44) 99948-5829, as vagas são limitadas e é somente um animal por família.
Para ter acesso ao serviço é preciso atender os mesmos requisitos do Castramóvel: famílias inscritas em programas sociais do governo ou renda máxima de até três salários mínimos.