A 21ª edição do Festival de Teatro de Campo Mourão (Fetacam) será realizada de 14 a 27 de outubro, nas categorias Mostra Oficial, Mostra Paralela, Mostra Itinerante e ações formativas (oficinas). O evento teve número recorde de inscritos (143).
“Durante duas semanas o Teatro estará em evidência em nossa cidade. Toda a população está convidada a prestigiar gratuitamente os espetáculos que acontecerão no Teatro Municipal, bem como a Mostra Itinerante”, disse o secretário municipal de Cultura, Roberto Cardoso.
Serão realizados dez espetáculos diferentes, todos gratuitos, por grupos selecionados por meio de edital e convidados. Alguns dos espetáculos serão exibidos mais de uma vez, o que totaliza 15 apresentações. Além do Paraná, foram selecionados grupos do Rio Grande do Sul, São Paulo e Rio de Janeiro.
Segundo a coordenadora de Ação Teatral de Campo Mourão e organizadora do festival, Priscilla Beatriz Rodrigues, a Mostra Oficial terá o maior volume de apresentações. A abertura, dia 14 (feriado municipal), será com a adaptação de um clássico da literatura de Cordel: “Juvenal e o dragão”, com o Grupo Fóco de Teatro, de Ribeirão Preto (SP), às 17 horas, na Praça do Fórum.
Outras apresentações desse espetáculo serão para públicos fechados em diferentes espaços. Já a mostra paralela abrange os grupos de Campo Mourão que foram convidados a participar do festival e serão realizadas em três dias. A Mostra Oficial será no Teatro Municipal, sempre as 20 horas.
PROGRAMAÇÃO COMPLETA
- MOSTRA ITINERANTE
SEGUNDA 14/10 – Praça Munhoz da Rocha (PRAÇA DO FÓRUM) – 17h
JUVENAL E O DRAGÃO – Grupo Fócu de Teatro – Ribeirão Preto/SP
Classificação Indicativa: LIVRE
A adaptação do clássico conto da Literatura de Cordel publicado em 1949, “História de Juvenal e o Dragão”, conta a história de Juvenal, jovem valente que sai pelo mundo em busca de aventuras. Através do brincar com as palavras, os contadores narram e mostram o dia em que, numa de suas andanças, Juvenal encontra uma princesa que está prestes a ser devorada por um terrível dragão e, a partir daí a história toma rumos inesperados!
- MOSTRA PARALELA
TERÇA 15/10 – Teatro Municipal – 20h
BECO (Campo Mourão/PR)
Direção: Ana Paula Soares
Classificação Indicativa: 10 anos
Beco é uma peça de teatro que utiliza a linguagem de rua para explorar raízes sociais. Com uma abordagem sensível e provocativa, a peça convida o público a refletir sobre temas como indiferença, fome, e o que significa ser diferente, questionando as noções de perfeição e humanidade.
- QUARTA 16/10 – Teatro Municipal – 20h
O CONTESTADO – Núcleo 07 (Curso Livre de Teatro Secretaria de Cultura) – (Campo Mourão/PR)
Professor/Direção: Carlos Soares
Classificação Indicativa: 12 anos
Um conflito de três protagonistas: força política, capital poderoso e o sofrido caboclo. Uma epopeia que marcou a evolução histórica do nosso povo, que foi a luta armada conhecida como Contestado, e pela sua forma de execução, de onde se erguem personagens vivos como o Monge José Maria em territórios de Paraná e Santa Catarina.
QUINTA 18/10 – Teatro Municipal – 20h
SIMPLESMENTE VERÍSSIMO – 2° Ano (Curso Livre de Teatro Secretaria de Cultura) – Campo Mourão/PR
Professora/Direção: Priscilla Rodrigues
Classificação Indicativa: Livre
Esta peça teatral é uma homenagem a um dos mais importantes cronistas da literatura brasileira, Luis Fernando Veríssimo. A montagem traz à tona a leveza e a sabedoria do autor, que, ao transitar pelos dilemas da vida com uma simplicidade cativante, nos faz rir, refletir e nos reconhecermos em cada cena.
- MOSTRA OFICIAL
TERÇA 22/10 – Teatro Municipal – 20h
BULL – Duplo Produções – Curitiba/PR
Classificação Indicativa: 12 anos
BULL traz para a cena assédio e relações tóxicas no ambiente de trabalho
Nos 60 minutos de espetáculo o público é convidado a acompanhar os três funcionários Tony, Isobel e Thomas, que aguardam em uma ante sala a decisão do chefe Carter sobre qual deles perderá o emprego. Até que ponto o ser humano é capaz de chegar para manter-se em uma posição “privilegiada”? No final, quem irá se salvar?
QUARTA 23/10 – Teatro Municipal – 20h
Cafés Malditos – Alameda Cia. Teatral – Curitiba/PR
Classificação Indicativa 14 anos
Rute é uma clássica mãe brasileira que cuida de absolutamente tudo para sua família. Desde encher as formas de gelo até a organização das festas de fim de ano. Rute está cansada. Então decide planejar seu próprio velório. Somente desta forma, terá uma despedida digna e organizada. Rute inicia o ensaio de seu velório com a esperança de finalmente conquistar o descanso eterno. O problema é que, às vezes, nem tudo sai conforme planejado.
QUINTA 24/10 – Teatro Municipal – 20h – Espetáculo Convidado: Fragmentos da morte de Ivan Ilitch (Inspirado na obra de Leon Tolstói) – Núcleo Cênico Oficina das Artes – Maringá/PR
DEPPEN (Departamento de Polícia Penal do Paraná) e CCEPMA (Conselho da Comunidade de Exceções Penais de Maringá)
Classificação Indicativa: Livre
A peça conta a história de um juiz bem-sucedido na Rússia do século XIX. Um homem ambicioso que busca sucesso e prestígio social. No entanto, sua vida muda drasticamente quando sofre um acidente e adoece gravemente. Ele percebe que sua busca por riqueza e poder o levou a uma vida vazia e superficial, sem considerar seus próprios desejos e sentimentos verdadeiros.
SEXTA 25/10 – Teatro Municipal – 20h: Se a memória não me falha – Cia. De Teatro Autoral – Curitiba/PR
Classificação Indicativa: 14 anos
Absurdo, perda de memória, conflitos, tudo isso com uma pitada de humor e entretenimento na medida certa. A montagem mostra a jornada absurda de dois personagens que perdem a memória de forma misteriosa em uma noite chuvosa. Impossibilitados de saírem de casa, ao longo da narrativa, eles desenham gradativamente um objetivo: bolar estratégias para recuperarem suas lembranças e descobrirem quem são.
SÁBADO 26/10 – Teatro Municipal – 20h: Você Morre – Coletivo “É só isso” – São Paulo/SP
Classificação Indicativa: 16 anos
Sabia que você morre? Sim, é possível. O espetáculo “Você Morre” é uma comédia dividida em esquetes, que propõe uma perspectiva cômica para as fases do luto, da negação à aceitação. O espetáculo convida o público a uma reflexão divertida e profunda sobre a natureza da perda, sobre o que está morto em nós, o que está morto no teatro e o que nos move a partir destas percepções. A peça fala do que está morto para discutir o que está vivo.
DOMINGO 27/10 – Teatro Municipal – 20h: O vestido da rainha – Cia Bambolina – Paraguaçu Paulista/SP
Classificação Indicativa: 12 anos
Estamos na época da monarquia no Brasil. Athos, Porthos e Aramis são modistas que vivem um período de decadência, por não conseguirem trabalhos, já que exercem funções femininas para a época. Tudo muda quando eles são contratados pela Rainha Bernardete III para produzir um vestido que será utilizado no maior evento da realeza. Mas o que parece um sonho de repente se torna um pesadelo, e os três vão ter que bater muito cabelo pra conseguir entregar um bom modelo.
- AÇÕES FORMATIVAS
SÁBADO E DOMINGO 19 e 20/10 – Casa da Cultura
Iniciação em Projetos Culturais com ênfase em Teatro
Ministrante: Claudia Zanca – Curitiba/PR
Horário: 9h às 12h e 14h às 17h
Link: https://forms.gle/VLQnN8jAuqBKRHPC8
A oficina tem como objetivo, Iniciar os participantes à criação do seu primeiro projeto cultural de forma didática e prática. Introdução a projetos culturais. Composição básica de um projeto cultural com ênfase em teatro. Fomento Cultural. Leis de Incentivo a Cultura. Como criar projetos culturais para serem habilitados, classificados e convocados. Exercício prático.
MATERIAIS: Caderno de anotações e caneta e/ou computadores (participantes). 10 VAGAS. Público Alvo: Estudantes, artistas e interessados em geral pelo tema, acima de 18 anos.
SÁBADO 26/10 – Casa da Cultura
Escrita Criativa de Dramaturgias para a Cena
Ministrante: Natiele Fontana– São Paulo/SP
Horário: 9h às 12h e 14h às 17h
Local: Casa da Cultura
Link: https://forms.gle/nXPJH4YBG8B2Mm6X9
A oficina têm o intuito de proporcionar o olhar para uma escrita que reflita sobre protagonismos e personagens femininas que sejam fortes, além de desenvolver as variadas possibilidades estéticas do texto. Será desenvolvido um trabalho de construção de cenas curtas a partir da escrita de pequenas dramaturgias criadas pelos participantes. A oficina terá 6 horas de duração, sendo 3 horas voltadas para a escrita dramatúrgica e 3 horas para a construção das cenas curtas.
20 VAGAS Público Alvo: Pessoas de todas as idades, que tenham ou não experiência com o teatro, e que queiram construir histórias a partir de personagens femininas fortes e originais.
DOMINGO 27/10 – Casa da Cultura
Iluminação – O desenho da luz
Ministrante: Roger Santos – Gravataí/RS
Horário: 9h às 12h e 14h às 17h
Local: Casa da Cultura
Link: https://forms.gle/HtpApxYGhqVC3EE5A
A oficina propõe a investigação de diferentes mecanismos de construção da iluminação cênica presentes no teatro contemporâneo, explorando convenções e modos de auxiliar na dramaturgia do espetáculo. Nela abordaremos os seguintes assuntos: tipos de refletores, suas partes e funcionalidades; tipos de lâmpadas, filtros, gelatinas e semelhantes, utilização da mesa de luz, como ler e criar um mapa de luz e as possibilidades para o processo de criação. A ação tem o objetivo de investigar as relações que podemos estabelecer a partir da ideia de iluminação como narrativa, bem como exercitar instrumentos e mecanismos técnicos de diferentes fontes de criação.
30 VAGAS Público Alvo: Artistas e entusiastas da iluminação cênica.