O projeto CooperAgro – Inteligência Artificial na Integração e Gestão entre Cooperativas da Agricultura Familiar e Município foi aprovado no edital nacional da Financiadora de Estudos e Projetos (FINEP AGRO ICT) envolve importantes parceiros: o Departamento de Computação da UTFPR-CM e seu Programa de Pós-Graduação em Ciência da Computação, a UNESPAR, a Prefeitura de Campo Mourão, a CODECAM, a COMCAM, o IDR-PR, a Secretaria de Inovação do Município e a BEONTAG.
Sendo proposto pelos professores Dr. Igor Wiese e Dr. Reginaldo Ré do Departamento de Computação da UTFPR, tem o desafio de aumentar a produtividade e a sustentabilidade dos sistemas agroalimentares e da agricultura familiar para atender as demandas da COAFCAM – Cooperativa Agroindustrial dos Produtores Familiares de Campo Mourão e Região.
A iniciativa visa integrar modernas tecnologias de inteligência artificial e rastreamento por georreferenciamento na construção de um sistema computacional inovador para mitigar problemas reais da gestão dos processos da COAFCAM, especialmente aqueles relacionados ao programa PNAE, que é um importante programa de segurança alimentar que visa atender escolas com alimentos de qualidade, incluindo muitos produtos orgânicos, produzidos pelas 81 famílias de agricultores familiares da COAFCAM.
O sistema computacional proposto controlará os cultivos, demandas e entregas, bem como gerará previsibilidade e melhoria do planejamento da cooperativa, integrando o processo produtivo com as demandas relativas à merenda demandada pelo município e demais potenciais clientes.
Recursos e Impacto
O projeto receberá um aporte de R$ 2.880.859,06 para sua execução, sendo um dos 38 projetos selecionados em todo o Brasil. O Departamento de Computação da UTFPR-CM reforça seu compromisso com a inovação e a promoção do desenvolvimento sustentável, celebrando mais uma conquista que beneficiará não apenas o setor agroalimentar, mas toda a comunidade de Campo Mourão.
De acordo com o presidente da COAFCAM, Claudinei Fernandes, “este projeto é muito importante para a Coafcam. Atualmente, cerca de 12 mil estudantes da rede municipal, além de escolas do Estado que recebem os alimentos produzidos por nossas 81 famílias de cooperados e precisávamos melhorar nosso processo de gestão. O software e os equipamentos que receberemos irão ser um diferencial na expansão dos serviços da cooperativa e da melhoria da qualidade do serviço prestado para a Comunidade de Campo Mourão”.
Equipe Envolvida
Além dos proponentes, fazem parte do projeto o professor Dr. Ivanilton Polato da UTFPR e, pela UNESPAR, estão envolvidos o professor Dr. Sérgio Luiz Maybuk e a professora Dra. Andréa Machado Groff. O time de gerenciamento de projetos e recursos conta com o apoio da Diretoria de Relações Empresariais e Comunitárias (DIREC-CM), que articulou por meio do seu diretor, Rafael Fernando Pequito Lima e do responsável por projetos de inovação, Vitor Hugo Zanolo Queiroga as parcerias necessárias para que o projeto pudesse ser realizado. Este trabalho de articulação tem trazido ganhos importantes para a UTFPR-CM e parceiros, que tem atraído outros projetos importantes para nossa comunidade.
Centro de Competência em Desenvolvimento de Software e Inteligência Artificial Aplicada
O Departamento de Computação, por meio dos professores Igor Wiese, Reginaldo Ré, Ivanilton Polato e Walter Nakamura atraiu aproximadamente 3,5 milhões de reais em recursos com três projetos aprovados no Edital de parceria público-privada da AGEUNI/Unespar e Secretaria da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (SETI) e FINEP.
Esses recursos possibilitarão a criação do Centro de Competência em Desenvolvimento de Software e Inteligência Artificial Aplicada, que tem como objetivo realizar projetos com empresas interessadas em atuar com a Lei do Bem, a Lei de Informática, novos editais FINEP, BNDES ou do Governo do Estado do Paraná, e até mesmo parcerias diretas com o setor privado ou público, e novas parcerias com a Unespar.
O Centro de Competências terá infraestrutura laboratorial própria com computadores de última geração, incluindo servidores que comportam aplicações de Inteligência Artificial, incluindo inteligência artificial Generativa (popularmente conhecidos como “chatGPTs”). O centro conta com o suporte do programa de Pós Graduação em Ciência da Computação (PPGCC-CM), criado em 2021. O PPGCC tem suas aulas no período noturno e possui inscrições para seleção de novos alunos em fluxo contínuo.