Um total de 140 animais domésticos, entre cães e gatos (machos e fêmeas), foram castrados em mais uma edição do Programa Municipal de Castração de Cães e Gatos (Castramóvel) , realizada nesta semana (quarta-feira, quinta-feira e nesta sexta-feira), promovido pela Prefeitura de Campo Mourão, por meio da Secretaria de Meio Ambiente e Bem-estar Animal (SEMA). A ação aconteceu na sede da própria SEMA.
O serviço de castração de cães e gatos atendeu moradores dos bairros Jardim Paulista, Jardim Aeroporto, Jardim Parigot de Souza, Jardim Sol Nascente, Jardim Albuquerque, Residencial Avelino Piacentini, Jardim Nossa Senhora Aparecida, além de bairros adjacentes.
Sthephany Berechavinski Vieira foi levar uma das suas gatas para castração, e também falou da importância do Castramóvel. “É importante este procedimento, este cuidado, e como tem várias pessoas que não tem condições de arcar financeiramente com estas intervenções, a proteção que a esfera pública atribui também aos pequenos animais, é de grande valia”, informou.
Para ser atendido pelo Castramóvel, é necessário que o morador esteja cadastrado em programas do Governo Federal ou tenha uma renda mensal de até três salários mínimos. Também é exigido a apresentação de RG e CPF; Comprovante de endereço atualizado; Cartão do Bolsa Família ou comprovante de renda atualizado.
Amanda Tonet, da Associação dos Protetores dos Animais Independentes (PAIS), avalia que com esta nova etapa de castrações por meio do Castramóvel, representa uma média 300 de animais a menos nas ruas daqui uns dias, o que é uma grande conquista. “Em se falando de proteção animal, quanto mais evitarmos a quantidade de animais abandonados, o nosso trabalho sempre estará valendo a pena”, destaca.
O serviço de castração atenderá apenas um animal por residência, podendo ser macho ou fêmea com idade entre 6 meses e 7 anos.
