conecte-se conosco

Olá, o que você está procurando?

Campo Mourão

Saúde de Campo Mourão trabalha com grupos para combater o tabagismo

Na sexta-feira (30) o CAPS-AD) vai realizar uma ação de conscientização para lembrar o Dia Mundial Sem Tabaco, comemorado dia 31 de maio.

Entre os vários programas de atendimento à Saúde, a prefeitura de Campo Mourão conta também com um trabalho voltado a combater o tabagismo. Atualmente são dois grupos, com uma média de 15 a 30 pessoas cada, que se reúnem semanalmente nas Unidades de Saúde do Copacabana e Vila Urupês. Em meados do mês de junho serão iniciados novos grupos no CAPS AD e nas UBS Alvorada, Cohapar e Europa.

Na próxima sexta-feira (30) o Centro de Atenção Psicossocial Alcool e Drogas (CAPS-AD), que fica no Centro Social Urbano, vai realizar uma ação de conscientização para lembrar o Dia Mundial Sem Tabaco, comemorado dia 31 de maio. O objetivo é reforçar as ações de sensibilização e mobilização da sociedade sobre os malefícios do tabagismo.

Interessados em deixar de fumar podem procurar a UBS de referência para encaminhamento aos grupos. Após uma entrevista onde é explicado o funcionamento do processo, a pessoa passa por avaliação médica, prescrição de medicação, uso de adesivo e goma para controle da nicotina. A medicação é disponibilizada pela 11ª Regional de Saúde.

“Realizamos palestras, orientações para a comunidade em escolas e empresas, para os grupos de riscos. Abordamos sobre os malefícios do tabaco e uso indiscriminado dos dispositivos eletrônicos, principalmente ao público dos adolescentes que vem crescendo consideravelmente”, explica a coordenadora do CAPS AD, Selma Honório de Souza, responsável pelo trabalho no município.

O uso do tabaco passou a ser identificado como fator de risco para uma série de doenças a partir da década de 1950. No Brasil, na década de 1970, começaram a surgir movimentos de controle do tabagismo liderados por profissionais de saúde e sociedades médicas. A atuação governamental, no nível federal, começou a institucionalizar-se em 1985 e em 1986, com a criação do Programa Nacional de Combate ao Fumo.

Mais informações: CAPS AD (3523 -8901 – whatsapp e fixo)

Clique para comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também

Comcam

Dois policiais militares ficaram feridos. O suspeito conseguiu fugir.

Campo Mourão

Aniversariante chegou a se esconder no meio do mato pra fugir de blitz da aglomeração.

Campo Mourão

O festival proporciona atividades culturais e recreativas nos três parques municipais.

Campo Mourão

Cidade já perdeu 126 moradores para doença