
Campo Mourão enfrenta altos custos com descarte irregular de resíduos
Completando um ano de funcionamento, o Ponto de Entrega Voluntária (PEV) de Resíduos, inaugurado pela Prefeitura de Campo Mourão em junho de 2024, já soma resultados expressivos — e preocupantes. Nesse período, o espaço recebeu mais de 7 mil metros cúbicos de resíduos, como restos da construção civil, móveis, pneus e eletrônicos. No entanto, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Bem-Estar Animal (Sema) também recolheu mais de 5 mil metros cúbicos de materiais descartados de forma irregular em vias públicas e fundos de vale.
“Esses números mostram que ainda falta conscientização da população sobre o descarte correto de resíduos. A prefeitura disponibiliza um local para descarte gratuito, mesmo assim o volume dispensado nos canteiros, inclusive na área central, é quase equivalente ao recebido no PEV”, alerta o secretário municipal da Sema, Franco Freire Sanches.
Segundo o secretário, muitos desses resíduos são encontrados em Áreas de Preservação Permanente (APPs), o que agrava ainda mais o impacto ambiental. “Fizemos uma operação recente no Lar Paraná e outra no Jardim Topázio. Em cada uma foram mais de 10 caminhões de resíduos recolhidos, com presença de colchões, sofás, eletrônicos e até pneus”, relatou. Ele reforça que o descarte irregular é crime ambiental, sujeito a multa e até prisão.
O PEV funciona como uma alternativa legal e ambientalmente correta para o descarte de materiais que não devem ir para o lixo comum. A estrutura possui área de triagem, armazenamento temporário e destinação final adequada. “Além de diminuir o custo na limpeza pública urbana, o PEV ajuda a reduzir a poluição visual, mas para isso é preciso que a população faça uso dele“, conclui o secretário.
Serviço – PEV Campo Mourão
Endereço: Rua Amilton Tavela Borges, 158 (em frente ao Caic)
Horário de funcionamento:
Segunda a sexta-feira, das 8h às 16h30
Sábados, das 9h às 11h
O que pode ser entregue:
– Resíduos da construção civil (até 1 metro cúbico por CPF)
– Telhas, porcelanatos, tijolos
– Volumosos (móveis, colchões)
– Eletrônicos (televisores, impressoras, máquinas)
– Pneus e óleo de cozinha usado
Não são aceitos:
– Animais mortos
– Resíduos hospitalares, industriais ou orgânicos
– Recicláveis, lâmpadas e resíduos de caixa de gordura
– Embalagens contaminadas ou óleo lubrificante





























