conecte-se conosco

Olá, o que você está procurando?

Campo Mourão

Fetacam conclui Mostra Paralela com dois grandes espetáculos e abre as Oficinas neste sábado (18)

Evento integra as comemorações dos 78 anos de Campo Mourão e marca a transição para a Mostra Oficial do festival, que segue com programação gratuita até o dia 26 de outubro.

O 22º Festival de Teatro de Campo Mourão (Fetacam) encerra, neste sábado (18), a programação da Mostra Paralela com dois grandes espetáculos gratuitos e o início das Ações Formativas (oficinas), que marcam a transição para uma nova etapa do evento. Realizado pela Prefeitura de Campo Mourão, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, o Fetacam integra a programação oficial dos 78 anos do município e segue até o dia 26 de outubro, reunindo artistas de diferentes regiões do país.

A programação de sábado começa às 16h, no Teatro Municipal, com o espetáculo “Ritalino e o Quinteto Incompleto”, do Palhaço Ritalino, de Londrina (PR). A montagem cênico-musical apresenta composições autorais e presta uma divertida homenagem aos palhaços e palhaças do Brasil. Na trama, Ritalino tenta fazer parte de uma banda e, na ausência dos músicos, precisa entreter o público sozinho, até que, de forma surpreendente, a banda realmente aparece. O espetáculo, dirigido por Adriane Gomes e com direção musical de Tonho Costa, tem criação e atuação de Tiago Marques, que interpreta o Palhaço Ritalino ao lado dos músicos Tonho Costa, André Gião e Gabriel Mizuta.

À noite, às 20h, a Casa da Cultura recebe o espetáculo “Emaré – Terras de Areias Vermelhas”, do Núcleo de Pesquisa Teatral Pé Vermelho, de Maringá (PR). A obra discute a autonomia da identidade e os anseios de ser quem se é, tendo a expressão corporal como fio condutor. O espetáculo mescla o discurso dramático ao poético, incorporando trechos de Carlos Drummond de Andrade e relatos pessoais do elenco. A criação é assinada por Guilherme Veneral, Fran Dias, Matheus Ribeiro e Bárbara Bittencourt, que também compõem o elenco.

Além das apresentações, o sábado marca o início das Ações Formativas do Fetacam, com a oficina “Criação Teatral em Perspectiva Acessível”, ministrada por Fabrício Moser, do Rio de Janeiro (RJ). A atividade acontece até às 17h, na Casa da Cultura, e propõe reflexões e práticas voltadas à criação teatral inclusiva e anticapacitista, integrando princípios de diversidade, sensorialidade e acessibilidade.

As Ações Formativas seguem até o dia 26 de outubro, promovendo o intercâmbio de saberes e a valorização da cultura do acesso. A partir deste domingo (19), o Fetacam dá início à Mostra Oficial, com grandes espetáculos nacionais sempre às 20h, no Teatro Municipal de Campo Mourão. Todas as atrações do festival são gratuitas, e não é necessária retirada antecipada.

Clique para comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também

Comcam

Dois policiais militares ficaram feridos. O suspeito conseguiu fugir.

Campo Mourão

Aniversariante chegou a se esconder no meio do mato pra fugir de blitz da aglomeração.

Campo Mourão

O festival proporciona atividades culturais e recreativas nos três parques municipais.

Campo Mourão

Cidade já perdeu 126 moradores para doença