
Cinco conselheiras tutelares compõem o colegiado que atua para ajudar a garantir a proteção e respeito aos direitos de crianças e adolescentes em Campo Mourão. Nesta terça-feira, 18 de novembro, quando se comemora o dia do Conselheiro Tutelar, elas receberam autoridades e convidados para um café da manhã na sede do órgão, que integra a rede de assistência à criança e ao adolescente no município.
O Conselho Tutelar atende mensalmente uma média de 115 pessoas para orientações, recebimento de denúncias, conversas e as mais variadas situações relacionadas a violação de direitos de crianças e adolescentes. A maioria das situações atendidas envolve abusos e violência contra o público infanto-juvenil.
Cabe às conselheiras aplicar as medidas legais previstas para cada caso, desde encaminhamentos a outros órgãos da rede, além de elaboração de relatórios e acolhimentos. Além do horário de expediente, as conselheiras atuam em escalas de plantão 24 horas, via telefone móvel para atendimento de denúncias.
As conselheiras tutelares prestam serviço público, por isso são remuneradas pelo Poder Executivo municipal. Mas a função não gera subordinação, vínculo empregatício ou estatutário com o município. Elas ocupam um mandato temporário de quatro anos conquistado por eleição popular.
“É um trabalho que exige coragem. E cada atendimento, cada acolhimento, requer muita responsabilidade e conhecimento. Não tem como fazer isso sozinho, daí a importância do trabalho conjunto para atender as necessidades da sociedade”, disse a presidente do CT, Ronise Galdino.
O prefeito Douglas Fabrício enfatizou que o trabalho das conselheiras tutelares é o resultado do esforço para garantir o bom atendimento a um público vulnerável. “É um trabalho que merece todo nosso reconhecimento porque todo dia elas enfrentam situações muito delicadas envolvendo nossas crianças e adolescentes e precisam tomar decisões difíceis”, disse o prefeito, ao parabenizar as conselheiras.






























