
De janeiro até a primeira quinzena de novembro de 2025, um total de 380 jovens que passaram por cursos de qualificação no Centro de Iniciação Profissional (CIP), foram contratados pelo mercado de trabalho. Os dados constam do balanço divulgação pelo órgão, vinculado à Secretaria Municipal de Assuntos da Comunidade (SEMAC). O público atendido pelo CIP/Escola do Trabalho são jovens entre 14 e 24 anos.
Nesse período, a unidade realizou mais de 6.700 atendimentos, com 866 encaminhamentos para processos seletivos, 808 jovens concluíram cursos e oficinas e mais de 50 cursos gratuitos foram ofertados. Foram capacitações nas áreas de panificação, preparo para o mercado de trabalho, pacote Office, inteligência emocional, Excel, Jovem em Ação, auxiliar administrativo, entre outros.
O trabalho de formação profissional é realizado em parceria com entidades governamentais e, em sua maioria, não governamentais, garantindo acesso gratuito à população. “É um serviço público gratuito quer promove inclusão, geração de renda e novas oportunidades”, destaca o secretário municipal da SEMAC, Ricardo Borges Botaro.
A unidade também realiza encaminhamentos para vagas em supermercados, vendas, setor administrativo e indústrias. “Estamos felizes em levar capacitação gratuita à população de Campo Mourão e promover a inserção de jovens e adolescentes no mundo do trabalho, especialmente aqueles que buscam o primeiro emprego por meio do Programa de Aprendizagem”, enfatiza a coordenadora, Marcileia Mingroni.
SERVIÇO – A programação de cursos pode ser acompanhada pelo Instagram oficial @cipcm01. O CIP/Escola do Trabalho está localizado na Rua Higienópolis, 1113, Lar Paraná. Mais informações: (44) 3529-1436 (WhatsApp).
Informamos que o CIP/Escola do Trabalho entrará em recesso no dia 19/12/2025 com retorno das atividades no dia 26/01/2026





























