
Uma operação do Batalhão de Polícia de Fronteira (BPFron) resultou na apreensão de 2.985 aparelhos iPhone na tarde desta quinta-feira (18) na BR-369, em Campo Mourão. A ação, deflagrada a partir de informações do setor de inteligência da corporação, iniciou após a interceptação de um caminhão que realizava ultrapassagens perigosas e em locais proibidos, pondo em risco outros usuários da rodovia.
De acordo com o relatório policial, ao ser abordado, o motorista, de 43 anos, demonstrou nervosismo e forneceu informações contraditórias sobre a natureza da carga que transportava. Diante da suspeita, os policiais procederam com uma vistoria minuciosa no veículo.
A carga de smartphones, de alto valor, foi encontrada oculta em meio a utensílios domésticos comuns, como potes, garrafas e bandejas de plástico. Todos os aparelhos estavam sem nota fiscal, indicando descaminho – crime contra a ordem tributária que consiste em importar ou comercializar mercadorias sem o pagamento dos tributos devidos.
O condutor informou aos agentes que a viagem teve início em Foz do Iguaçu, cidade na tríplice fronteira com o Paraguai, e teria como destino final a cidade de São Paulo, onde a mercadoria seria entregue.
Após a descoberta, a carga foi encaminhada à Receita Federal em Maringá para perícia e regularização fiscal. O caminhão utilizado no transporte e o celular pessoal do motorista também foram apreendidos.
O homem foi preso em flagrante pelo crime de descaminho e conduzido para a delegacia da Polícia Federal, onde a investigação segue para apurar a origem da mercadoria e possíveis envolvidos. Segundo informações da polícia, o indivíduo já possui registros anteriores por contrabando.
A apreensão, uma das maiores da região nos últimos meses, evidencia a atuação do BPFron no combate ao crime organizado que atua nas rotas interestaduais, utilizando táticas de ocultação de mercadorias e logística para burlar o fisco. O caso será investigado também sob a perspectiva de crime de contrabando, dependendo das conclusões sobre a origem dos produtos.


























