Com garrafas pet, barbantes e outros materiais simples é que os alunos do Colégio Integrado, por meio de disciplina de Geografia, construíram uma estação meteorológica que pode registrar e medir a quantidade de chuvas, a intensidade e direção do vento, temperatura e umidade, além da pressão atmosférica.
O projeto é do 9º ano e foi inscrito no portal educacional do qual o Colégio Integrado é vinculado. Os alunos estão concorrendo com outras 113 turmas inscritas em todo o Brasil, disputando o prêmio: uma estação meteorológica de verdade. Segundo o professor, João Claudio, esse tipo de atividade favorece o ensino-aprendizado. “Concilia a teoria com a prática, os alunos podem conhecer como é o trabalho de um meteorologista e como funciona uma estação climatológica padrão, além disso, durante a realização do projeto, os alunos serão levados a uma estação oficial para conhecer o trabalho”, afirma.
O professor diz que todos os alunos do 9º ano participam do projeto, uma vez que são divididos em grupos, sendo cada grupo responsável por uma etapa da construção dos aparelhos, além da observação dos mesmos. “Vamos fazer uma escala de dois a três alunos para coletar os dados em dois horários distintos do dia, às 9h e às 15h. No final, serão divididos em grupo novamente para analisar os dados. Além dos alunos do 9 º ano, um grupo de alunas da 2ª série do Ensino Médio está desenvolvendo um projeto de Iniciação Científica com esses dados coletados, que serão usados para elaborar os gráficos e a atuação das massas de ar na cidade de Campo Mourão, de maio até setembro de 2015”, explica. A estação meteorológica vai ser apresentada também na Mostra Científica e Cultura do Colégio, que acontece no dia 18 de setembro.