Em um evento em Joanesburgo, o Secretáio Geral da FIFA, Jérôme Valcke ctiticou a estrutura dos estádios brasileiros e citou o Morumbi como o mais preocupante.
Para Valcke, o Morumbi não tem condições de abrigar a abertura do Mundial e muito menos as partidas decisivas de semifinal, final e até a decisão do 3 e 4 lugares. A principal reclamação do secretário é o espaço externo do estádio e também as rotas de acesso (e nisso realmente ele tem razão. É muito díficil chegar ao Morumbi). No início do ano a FIFA já tinha levantado os problemas de pontos cegos no estádio e isso inviabilizaria jogos no Mundial.
Para a FIFA, a cidade de São Paulo já deve planejar a construção de um novo estádio para receber jogos do Mundial de 2014. E agora a organização do Mundial no Brasil tem um problema sério e que precisa ser resolvido o mais rápido possivel. Construir um novo estádio não é algo fácil do dia para a noite. O Secretário Geral da Fifa estará no Brasil para conversar com Ricardo Teixeira, José Serra e o Presidente Lula e discutir o assunto.
Bom, é isso!
Anonymous
9 de setembro de 2009 às 11:17
Ao que parece, a maioria das pessoas ainda não entendeu o que está por trás da indicação – ou não – do Morumbi como estádio de São Paulo na Copa 2014. Agem todos, inclusive a maioria esmagadora dos jornalistas, como se fosse uma questão de ser a favor ou contra o dono do estádio. O que é uma burrice rematada.
Começando pelo começo: se o Morumbi for o estádio de São Paulo para a Copa, o dono do estádio, por pelo menos cinco anos, só tem a perder. E depois, o que tem a ganhar? Os torcedores do dono do estádio estáo acostumados a ver seu time virar um lixo por causa de reformas no Morumbi, embora tenham perdido no passado parte dessa memória. Por que, então, defendem com unhas e dentes que o estádio seja escolhido?
Da mesma maneira, os torcedores rivais jogam contra, sem perceber que para eles nada muda se o Morumbi receber uma cobertura de acrílico, a não ser o fato de que o dono do estádio vai passar 20 anos pagando a conta.
O principal ponto, entretanto, ignorado por torcedores, tudo bem, mas pela mídia, e isso é imperdoável, é: a quem interessa construir um estádio novo em São Paulo? Os corintianos se empolgam imaginando que, se vai haver um estádio novo, será deles. É evidente que não é assim fácil. Como é evidente que São Paulo não comporta dois estádios do tamanho do Morumbi.
Ter o Morumbi reformado como estádio para a Copa interessa para a cidade de São Paulo. Se há alguma briga aí, é para que o dono do estádio não receba mais do que vai dar à cidade, A construção de uma nova arena só pode interessar a quem quer colocar dinheiro público no bolso privado. E a maneira como a maior parte da mídia vem tratanto o assunto só ajuda este tipo de interesse.
PS: SEM SENSACIONALISMO RAONI, TÁ PARECENDO O AVALLONE!
TÁ POSTADO COMO ANÔNIMO MAIS QUEM TÁ ESCREVENDO É O ANDRÉ ARGENTINO ! =D
Adauto
9 de setembro de 2009 às 11:26
Moro em São Paulo e nossa cidade tem condições de ter dois estádios do tamanho do Morumbi sim senhor. O problema maior apontado pela FIFA e que vejo que o Raoni colocou no texto é que realmente o espaço externo do Morumbi não comporta as adequações para uma Copa e isso é claro para todos, sem contar mesmo na dificuldade de se chegar ao estádio. O estádio do São Paulo será reformado para a Copa em boa parte com dinheiro ´público sim, fora as adequações externas que terão que ser feitas e tudo será feito com dinheiro´público sim. Acho que o senhor de cima anda mal informado. O Corinthians esta terminando o processo de arrendamento do Pacaembu por 30 anos com investimento de R$ 100 milhões de reais, então tanto faz ter outro estádio pois os corinthianos já tem o dele. Nós palmerenses vamos ter a nossa arena também. Eu achei sensata a matéria, nada mais do que foi divulgada aqui em são paulo e que a elite dirigente da cidade e do clube do Morumbi tentam disfarçar
Rafaela
9 de setembro de 2009 às 17:56
É preciso citar o exemplo do estádio indicado para a Copa aqui em Curitiba tb (a Arena da Baixada). O Adauto foi feliz qdo apontou que a elite dirige a cidade de SP E O CLUBE DO MORUMBI. Aqui em Curitiba o Atletico Paranaense, cuja sede é a Arena, é também dirigido por uma elite emrgente que nao mede esforços para engordar mais seus cofres. Eles foram capazes de expulsar um colégio de ensino fundamental da vizinhança para aumentar parte da arquibancada (auqela que era um muro antes!).
E agora para a Copa, tendo o mesmo problema do Morumbi de nao ter área externa, o CAP planeja COMPRAR(isso mesmo, COMPRAR)da prefeitura de Curitiba a praça em frente ao estádio, é brincadeira! Tudo isso com o aval do prefeito, que é burgues emergente e atleticano… A nao ser que eu esteja desatualizada nos informes, e até espero que esse absurdo nao se realize. É isso.
Johnny
10 de setembro de 2009 às 12:34
Arena PALESTRA ITÁLIA meu caro…
Austin
10 de setembro de 2009 às 17:24
"Como é evidente que São Paulo não comporta dois estádios do tamanho do Morumbi…" Como assim? é claro que a cidade de São Paulo comporta dois estádios desse,até porque a torcida são paulina é igual a papai Noel,só comparece no fim do ano,portanto,tanto Palmeiras como o Corinthians tem condição de possuir estádios desse porte,com certeza ele vai ser mais utilizado que o Morumbi.
Paulo Bocatto
11 de setembro de 2009 às 0:17
É vergonhoso pegar dinheiro do povo para sustentar um clube que come atum e arrota salmão. Um clube que JÁ GANHOU UM ESTÁDIO DO GOVERNO e que ostenta uma arrogância inconcebível e irreconhecível em um clube de futebol com uma história vergonhosa.
Investimento em infra-estrutura da Vila Sônia?????? Alguém aí me conta a porcentagem da população que vai pegar a linha rosa do metrô? Alguém aí me aponta, no mínimo, umas dez regiões que precisem de mais investimento do que o longínquo Morumbi? Quem é que vai usar os estacionamentos da Giovani Gronchi?
É chamar o povo de palhaço, só pode!
Fora o MICO INTERNACIONAL que estamos pagando cada vez que alguém insiste nesse projeto, cheio de emendas e remendos e que, nem de longe, representa a grandiosidade do estado de São Paulo. Começou como um projeto de cobertura-puxadinho na arquibancada e hoje já se trata de toda uma conjuntura que envolve dinheiro da cidade do estado e do BNDES.
Insisto, é absurdo gastar tanto dinheiro pra bancar o sonho cor-de-rosa da menina riquinha mimada.Que, além de tudo, a cada NÃO esperneia e dá mais xilique.
E, não, eu não quero um estádio para a Copa, nem sei se vale a pena para o meu Corinthians pensar nesse sentido. Não queremos ser otários mais uma vez.
NÃO AO MICO INTERNACIONAL. NÃO AO ROUBO DE DINHEIRO PÚBLICO.
MORUMBI, NÃO!
ARGENTINO
12 de setembro de 2009 às 13:48
"Insisto, é absurdo gastar tanto dinheiro pra bancar o sonho cor-de-rosa da menina riquinha mimada.Que, além de tudo, a cada NÃO esperneia e dá mais xilique.
E, não, eu não quero um estádio para a Copa, nem sei se vale a pena para o meu Corinthians pensar nesse sentido. Não queremos ser otários mais uma vez."
Quanta hipocrisia hein velho!!! Teu timinho nunca teve estádio, pagam aluguel a todo momento que precisam de um estádio de verdade pra disputar os grandes jogos (pro teu timinho de merda é Copa do Brasil mesmo) e vem me falar q num quer ter um estádio pra copa…
paro por aqui porque gosto de dicutir futebol com quem entende alguma coisa e não deixa seu fanatismo tomar conta da discussão!!!
abraço!