O último sábado, 15, foi dia de muita informação e debate para membros da UMES e de Grêmios Estudantis de Campo Mourão. Isso porque aconteceu a abertura e primeiro módulo do Curso de Formação que a entidade estudantil realiza.
Cerca de 50 estudantes participaram do primeiro módulo, representando 10 colégios da cidade. O curso é totalmente gratuito e debate temas como diversidade, participação social, movimento estudantil, Estatuto da Criança e do Adolescente e Estatuto da Juventude.
No primeiro módulo foram duas apresentações. A primeira do professor Elias Rocha, que tratou sobre participação social e a relação do Grêmio Estudantil com a escola. A segunda, do ex-presidente da entidade, Raoni de Assis, que falou sobre movimento estudantil, as entidades estudantis e a importância da organização.
O Presidente da UMES, Renan Mendes, comemorou o resultado do curso: “Nosso objetivo é proporcionar aos grêmios e estudantes a oportunidade de pensar mais amplamente sobre diversos temas. E a participação dos estudantes nos tem deixado contentes” disse. Para o Presidente do Grêmio do Colégio Unidade Polo, Guilherme Neves, o curso é importante para contribuir com os grêmios: “Temos muitas dificuldades que podem ser partilhadas agora com o conjunto dos demais grêmios. Podemos pensar juntos e debater temas que gostaríamos de saber mais” afirmou.
Ainda serão mais quatro módulos, todos no sábado a tarde no auditório da Câmara Municipal de Vereadores. Ao final do Curso, os participantes receberão certificado de 20 horas.