O presidente da Câmara dos Deputados, Michel Temer (foto, á esquerda) anunciou que o Presidente Lula vai retirar o regime de urgência constitucional para a votação dos 4 projetos de lei do pré-sal, mas em compensação recebeu a garantia de que os projetos vão ao plenário no dia 10 de Novembro.
Esse calendário de votação foi elaborado em conjunto com os líderes da situação e oposição e foi muito comemorado pelos parlamentares como uma vitória do parlamento (foi também comemorado pelos suplentes de vereadores que estavam lotando as galerias do congresso esperando a votação da reforma eleitoral – RA). Para o Michel Temer o acordo só foi possível “graças a sensibilidade do Presidente Lula”.
Penso que este foi realmente um bom acordo que garante a votação ainda este ano, não deixando tudo para ano que vem (ano de eleição, onde tudo fica mais difícil e a discussão fica arreigada se questões eleitorais), e acaba com a obstrução anti-democrática da oposição, mesmo o regime de urgência tendo sido apoiado pela população como mostra várias pesquisas realizadas na web, como inclusive a do BLOG DO RAONI. Confira abaixo o resultado.
Resultado da enquete:
Realizada nesta última semana nossa enquete perguntou: Você é a favor ou é contra que o projeto do pré-sal seja votado em regime de urgência?
75% a favor
25% contra
Bom, é isso!