A União Mourãoense dos Estudantes Secundaristas – UMES – realizou nesta última quinta-feira, 10, o encontro municipal de Grêmios Estudantis. O evento foi realizado no Centro da Juventude Itachir Tagliari e contou com a participação de cerca de 70 estudantes.
Ao todo, 11 grêmios estudantis estiveram presentes, debatendo temas como carteirinha do estudante e passe livre. Além destes temas, que foram alvos de debates, o encontro também lançou duas atividades que serão realizadas pela UMES e Centro da Juventude: o projeto cultural Auê, que será realizado no sábado, 19, na Praça e a Copa Intergrêmios de futsal e vôlei.
De acordo com o presidente da UMES, Renan Mendes, o encontro superou as expectativas: “Um grande número de estudantes e uma representatividade incrível de 11 grêmios. Estamos extremamente felizes com o resultado e também com o debate de alto nível” comentou.
Já o estudante Guilherme Neves, presidente do Grêmio do Colégio Unidade Polo, salientou a importância de reunir os grêmios: “Em encontros assim podemos trocar experiências e dificuldades que enfrentamos no dia a dia e ainda buscar soluções conjuntas” disse.
Durante o encontro, que também fez parte do projeto Juventude em Debate do Centro da Juventude, o Assessor da Juventude do município, Rogério Alves, entregou a todos os presentes um livro com a Lei do Estatuto Municipal da Juventude. A UMES também entregou um kit com debates sobre grêmio, maioridade penal e com um informativo sobre a União Brasileira dos Estudantes Secundaristas.
O Encontro de Grêmios contou também com a parceria do Núcleo Regional de Educação, Secretaria Municipal da Educação, Centro da Juventude e também dos grêmios estudantis de Campo Mourão.