Por Jewan Antunes, especial para o Blog do Raoni.
Representantes de vários segmentos da cultura do Estado participam de um encontro com Osmar Dias, candidato ao governo da coligação a União Faz Um Novo Amanhã. Ele foi recebido com música ao vivo e até cantou, antes de reafirmar sua disposição de promover a descentralização dos recursos, criar a lei estadual de incentivo à cultura e trabalhar a cultura como instrumentos de inclusão e prevenção às drogas. E recebeu reivindicações de vários segmentos culturais.
Disposto a “transformar o Paraná em um Estado de vanguarda também na cultura”, Osmar se comprometeu em manter permanente diálogo. “Para ter talento tem que ter inspiração divina, mas para colocar esse talento a serviço da sociedade é preciso também apoio do Estado. Eu sei que vocês reclamam da centralização de recursos; vamos descentralizar para que possam chegar a todas as manifestações culturais, a todos os movimentos”, disse.
“Para isso temos que dialogar para saber como fazer. Preciso que me ajudem a encontrar o caminho para investir melhor cada centavo na área”, completou, destacando a importância de atividades culturais nos contraturnos do ensino integral e para evitar que os jovens se voltem para as drogas.
Osmar defendeu formas de estimular o turismo regional e, consequentemente, promover a geração de novos empregos. “Tenho viajado por este Paraná há 30 anos e vejo cada região com uma cultura diferente. Já pensou se dermos recursos e, depois, justarmos isso tudo com o turismo? Além de fortalecer nossa cultura, vamos mostrar que ela também gera renda e empregos e, portanto, cidadania. É isso que quero fazer”,adiantou.
Para finalizar, Osmar ainda aproveitou para cantar com a dupla setaneja Wilian e Renan que participavam do encontro (foto acima).