Essa saiu no Vermelho. A imagem acima mostra bem como as manchetes do PIG são escolhidas. A má notícia é dada na manchete do jornal enquanto a boa notícia em relação a crise é dada em escala bem menor. Embora não só o destaque seja importante, mas também a forma que as manchetes são construídas.
Manchete ruim: O Brasil está em recessão
Manchete boa: Consumo das famílias e indústrias em alta, tiram o país da recessão.
Porque não usar o mesmo expediente da manchete anterior, a ruim. ” O Brasil saiu da recessão”. Porque a imprensa deu mais atenção a notícia ruim do que a boa? Porque a manchete boa da impressão que o Brasil saiu da recessão por mero acaso e por atitudes isoladas?
Essa é a atitude da grande mídia brasileira. Mostra bem o porque ela deve ser chamada de golpista. Esse é apenas um dos casos. Posso citar por exemplo os incidentes em Heliópolis, São Paulo, nestes últimos dias. O Jornal Nacional para sair em defesa do tucano José Serra afirmou que os protestos foram bancados pelo PCC através de um bilhete. É claro que alguns dias mais tarde o que era óbvio foi confirmado pela Polícia afirmando que o bilhete era falso. O JN não se retratou de maneira nenhuma, pois o problema em Heliópolis é bem diferente deste que foi apontado pela Globo.
O que quero dizer é que em nenhuma democracia importante do mundo, a imprensa age dessa forma. Nem mesmo a dos EUA, baluarte do neo-liberalismo. É importante estarmos sempre atentos as manipulações e chantagens realizadas dentro das redações de jornais escritos e televisionados, bem como de revistas.
Bom, é isso!
Foto e colaboração: Vermelho
Vanessa
14 de setembro de 2009 às 22:25
essa grande imprensa brasileira é uma vergonha
Paulo Bocatto
15 de setembro de 2009 às 0:30
Se o Serra fosse o presidente,e a manchete fosse a mesma,será que você ia postar isso sobre a imprensa???
No dia que a imprensa começar a puxar o saco e se vender pro governo como a UNE fez,certamente a imprensa vai perder toda a credibilidade,a imprensa não tem que dar notícias boas,isso é obrigação do governo,a imprensa tem que cobrar,pegar no pé,investigar,independente de que governo seja,o resto é sindrome de vira-lata.
Marcos Paulo
15 de setembro de 2009 às 10:28
esse post mostra bem como a grande imprensa brasileira é imparcial. Atua como uma imprensa oposicionista. Não faz jornalismo faz oposição! Paulo os meio de comunicação recebem muito mas muito mais dinheiro público do que qualquer entidade estudantil e não são nenhum um pouco independentes.
Os jornais não tem só a função de investigar, eles tem a função de falar a verdade e serem imparciais para isso serve a liberdade de imprensa.