No final do ano passado a Folha fez uma “denúncia” sobre a distribuição da verba publicitária do governo Lula. Dizia a reportagem:
“Nos oito anos da gestão petista, o numero de contemplados com verba subiu 1.552%”
Acontece que quando Lula assumiu o governo, a verba publicitária era destinada a apenas 499 veículos de comunicação e agora, olha que absurdo, a verba é distribuída a 8.094 veículos.
A Folha tenta vender uma compra da imprensa nacional. Na verdade, esse jornal, está furioso, porque antes apenas grandes meios de comunicação é que recebiam o dinheiro, o que dava a Folha maior quantidade de fundos.
O que acontece hoje é uma maior democratização das verbas publicitárias, propiciando que pequenos jornais também recebam o dinheiro público. O ex-presidente Lula ironizou a reportagem: “E ainda dizem que somos ameaça à liberdade de imprensa”.
Lula defendeu a mudança. “Resolvemos socializar o dinheiro do governo e levar condições para que a rádio menor do interior pudesse receber R$ 0,10 do que ganhavam as rádios nacionais, que recebiam tudo antes de eu chegar no governo”.
As vezes (mas só as vezes) eu ainda me impressiono com a capacidade de distorcer as coisas que tem a grande imprensa nacional.