Do jornal Correio do Cidadão
Um ano para comemorar e guardar na memória. Este poderia ser um resumo em poucas palavras do que foi a temporada de 2014 para o atleta mourãoense MikaelAntonio de Jesus, a mais nova revelação da equipe de atletismo de Campo Mourão.
Mikael conseguiu em 2014 incríveis resultados, tanto regionais, quanto nacionais e internacionais. O último desses resultados aconteceu no Campeonato Sul-Americano de menores disputado em Cali na Colômbia, quando Mikael levou a medalha de ouro na prova dos 400 metros com barreiras. Na competição foi disputada nos Estádio Pascual Guerrero e Pedro Grajales, o mourãoense atingiu a marca de 51´77 um dos 20 melhores tempo do mundo nessa prova e de quebra Mikael ajudou o Brasil a ser campeão geral da disputa, com 303 pontos, faturando 35 medalhas.
Mas antes desta competição Mikael já havia brilhado. Ele conquistou o Campeonato Brasileiro de menores onde, além deste feito, foi eleito o melhor atleta do país no naipe masculino. Mikael também ganhou o campeonato brasileiro interclubes de menores, mais uma vez conquistando um título nacional.
Mas ele foi mais longe. Depois de ser campeão dos Jogos da Juventude, batendo o recorde da competição, o atleta mourãoense ganhou a seletiva sul-americana dos Jogos Olímpicos da Juventude se classificando para representar o Brasil na fase final dos Jogos Olímpicos da Juventude em Nanjing na China.
Na China, Mikael conquistou o quarta colocação, obtendo o melhor resultado do Brasil no atletismo nesta competição. Uma conquista espetacular para o atletismo local e que posicionou ainda mais o atleta mourãoense como revelação olímpica do Brasil.
E para quem já acha que é muito para um ano só, Mikael ainda tem mais um resultado para se orgulhar. Atualmente, ele possui quatro entre as 20 melhores marcas do mundo na prova dos 400 metros com barreira: a quarta, a nona, a décima terceira e a décima sétima.
O técnico da equipe mourãoense de atletismo, Paulo César Costa, o professor Paulinho, fala com orgulho do desempenho de Mikael e conta que graças a estes resultados ele e a cidade foram incluídos no programa olímpico da Confederação Brasileira de Atletismo (CBA): “Uma grande promessa olímpica do país. Graças a este desempenho, entramos agora no programa olímpico da Confederação Brasileira de Atletismo” diz Paulinho.
A entrada no programa olímpico brasileiro proporcionará a Mikael o contato com um dos maiores treinadores de barreira do mundo, como conta Paulinho: “a partir dos próximos 2 anos um dos maiores treinadores de barreira do mundo estará aqui no Brasil, foi contratado pelo Brasil pra fazer auxílio e monitoramento, ajudar nos treinamentos de atletas que tenha potencial olímpico e nós entramos neste programa junto com este treinador. Ele virá a Campo Mourão algumas vezes, nós iremos até São Paulo ou até Maringá onde tem a pista sintética mais próxima de Campo Mourão pra fazer esse treinamento” afirmou.
Fazer parte do programa olímpico do Brasil não é uma conquista pequena, mas só foi possível graças ao empenho e dedicação de toda a equipe envolvida com o atletismo comandada pelo professor Paulo Costa e é claro, pelo esforço e disciplina de Mikael. A equipe de atletismo conta com o apoio da Fundação de Esportes e de diversas empresas da cidade que acreditaram no trabalho com todos os atletas. A expectativa é de um 2015 ainda melhor para Mikael e para toda a equipe de atletismo mourãoense.