Sábado é dia de movimentação, debates e muita discussão na Câmara de Vereadores de Campo Mourão. Não, não é nenhuma sessão polêmica envolvendo os vereadores. Trata-se do 16º Congresso da UMES – União Mourãoense dos Estudantes Secundaristas, que tem início marcado para as 14h.
A atividade reunirá estudantes de mais de 10 colégios da cidade, que debaterão temas como educação, esporte, cultura, diversidade, jovens mulheres, movimento estudantil e formação de grêmios. Além de estudantes, são esperados também sindicalistas e outros convidados para os grupos de trabalho.
Além da discussão da plataforma que a UMES deverá defender para a gestão 2014/2015, o congresso elege também a nova diretoria da entidade. O atual presidente é Pablo Diego Lima, que conduzirá a atividade junto com a representa da UPES – União Paranaense dos Estudantes Secundaristas, Luisa Lourenço.
Luisa visitou colégios da cidade junto com diretores da UMES e avalia como positiva a participação dos estudantes no movimento estudantil na cidade: “São todos muito participativos e tenho certeza que o Congresso será proveitoso” disse a dirigente estudantil.
Um dos candidatos a presidente da UMES é Renan Mendes, atualmente Presidente do Grêmio do Colégio Ivone Castanharo, no Jadim Tropical. Mendes espera um congresso com forte debate e com aprovação de propostas avançadas para os estudantes: “A expectativa para o encontro é muito grande e acredito que conseguiremos mostrar nossas propostas” disse o candidato.
UMES
A UMES é uma entidade tradicional em Campo Mourão, completando em 2014, 46 anos de história. Por ela já passaram diversos líderes de nossas cidade e figuras como Dilmar Daleffe, André Veiga entre outros.