
Adolescente morre afogada tentando salvar a irmã em represa de Peabiru. Foto: 5º Grupamento do Corpo de Bombeiros Militar do Paraná
Uma adolescente de 12 anos morreu afogada ao tentar salvar a irmã de 8 anos em uma represa em Peabiru. A tragédia aconteceu na tarde desta segunda-feira (26) em uma propriedade rural no distrito de Silviolândia. Relatos dão conta que a irmã da adolescente caiu na água e bateu a cabeça, então ela entrou para salvar, mas acabou se afogando. O pai das crianças também pulou na água e só escapou com vida porque foi resgatado por outras pessoas que estavam no local.
Segundo as informações dos bombeiros, a propriedade é de difícil acesso o que acabou atrasando a chegada do Corpo de Bombeiros de Campo Mourão. Durante o deslocamento terrestre, a guarnição foi interceptada por veículo no sentido contrário. Uma mulher identificou-se como mãe de duas vítimas do afogamento. Com ela, no carro, estava uma criança de 8 anos, consciente porém sonolenta. A segunda vítima, segundo a mãe, era sua filha de 12 anos, que submergiu ao entrar na água para resgatar a mais nova.
Diante das informações levantadas, e levando critérios técnicos de triagem, orientaram a mãe a prosseguir por meios próprios ao pronto atendimento de Peabiru, enquanto a guarnição seguia com prioridade em busca da vítima submersa.
Na cena, os bombeiros verificaram tratar-se de um curso d’água próximo à cachoeira de Silvolândia. A jovem de 12 anos já havia sido retirada do meio líquido por terceiros, e havia recebido o atendimento da equipe de suporte avançado do Saúde 10.
Contudo, não foi possível reverter seu quadro de parada cardiorrespiratória, o que caracteriza um afogamento de grau 6, o mais severo, tendo sido declarado o óbito pelo médico.
