conecte-se conosco

Olá, o que você está procurando?

Brasil

Alunos com deficiência “atrapalham” o aprendizado de outros alunos, diz Ministro da Educação

Milton Ribeiro afirmou que crianças com deficiências “atrapalhavam” os demais alunos sem a mesma condição quando colocadas na mesma sala de aula

Ministro da Educação Milton Ribeiro

Mais uma declaração do Ministro da Educação Milton Ribeiro esta repercutindo negativamente na sociedade. Em entrevista ao programa ‘Sem Censura’, da TV Brasil, na última segunda-feira (9), o político disse que crianças com deficiências “atrapalhavam” os demais alunos sem a mesma condição quando colocadas na mesma sala de aula.

O chefe da pasta educacional do governo de Jair Bolsonaro (sem partido)  falou sobre o “inclusivismo”, o qual definiu como quando uma criança com deficiência é incluída em uma sala de aula com educação regular, com alunos sem deficiência. Para ele, nessa situação, a criança “não aprendia” e “atrapalhava, entre aspas”, uma vez que “a professora não tinha equipe, não tinha conhecimento para dar a ela atenção especial”. 

Ribeiro também usou o espaço para voltar a criticar a norma da Política Nacional de Educação Especial (PNEE) e defendeu a criação de turmas e escolas especializadas, que atendam apenas estudantes com deficiência. 

Em outubro de 2020, decreto assinado pelo presidente Bolsonaro determinou que o governo federal, Estados e municípios deverão oferecer “instituições de ensino planejadas para o atendimento educacional aos educandos da educação especial que não se beneficiam, em seu desenvolvimento, quando incluídos em escolas regulares inclusivas e que apresentam demanda por apoios múltiplos e contínuos”. 

O texto foi alvo de questionamento no Supremo Tribunal Federal (STF), que suspendeu a nova política em dezembro de 2020.

“A questão da criança, da deficiência, que é uma das questões que passa pelo nosso ministério foi tratada. E eu acho também, por razões mais ideológicas do que técnicas, [que] ela foi rejeitada por um grupo que fez um pouco mais de barulho e o assunto foi levado ao STF . O assunto está lá para análise porque se julgou que a nossa lei era uma lei excludente. Uma lei que não olhava com carinho para os deficientes e suas famílias, mas ao contrário”, disse, informando que até mantém pessoas com deficiência em sua equipe.

Outras declarações feitas por Milton Ribeiro na mesma entrevista também causaram irritação em parte da população. Entre elas, o ministro disse que a “universidade deveria, na verdade, ser para poucos, nesse sentido de ser útil à sociedade”.

Com Poder

Clique para comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também

Comcam

Dois policiais militares ficaram feridos. O suspeito conseguiu fugir.

Campo Mourão

O festival proporciona atividades culturais e recreativas nos três parques municipais.

Campo Mourão

Aniversariante chegou a se esconder no meio do mato pra fugir de blitz da aglomeração.

Todos

Ao todo foram 265 prêmios oferecidos aos consumidores na campanha promocional.