
Ampara inicia nova turma de treino parental com familiares de autistas
Famílias em atendimento pelo Ampara ou que aguardam em fila de espera por terapias para autistas em Campo Mourão recebem o Treino Parental. São 10 encontros com total de 20 horas, voltados a estimular o desenvolvimento de habilidades e promover estratégias de manejo de estresse familiar. O modelo utilizado é uma prática baseada em evidências e tem comprovação científica de resultados efetivos.
Na próxima quinta-feira (21) será iniciada mais uma turma. Em 2025, o foco são famílias com crianças de até 4 anos, cadastradas no Ampara, com laudo de Transtorno do Espectro Autista (TEA), em atendimento ou em lista de espera. A metodologia utilizada já vem sendo amplamente difundida pelo mundo, inclusive com experiências exitosas em capitais brasileiras.
No Treino as famílias podem compartilhar experiências e aprender técnicas para que no ambiente familiar atividades cotidianas possam ser utilizadas para desenvolver habilidades de crianças com atraso no desenvolvimento, bem como para manejo de comportamentos desafiadores.
O Ampara atende mensalmente 182 pacientes em terapia individual e pequenos grupos. Além de 118 pacientes e famílias que mensalmente passam por consultas médicas e atendimento do serviço social para acolhimento e acesso a benefícios como a Carteirinha do Autista, Passe Livre, Isenção de IPVA e IPI.
Com a crescente demanda por atendimento, desde a inauguração do serviço, estratégias para ampliar atendimento vem sendo empregadas. O espaço e a equipe foram ampliados e ainda há demanda reprimida por atendimento em terapias. Mensalmente chegam ao Ampara, em média, 15 novos casos para atendimento.






























