A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) comunicou à imprensa que irá anunciar nesta quinta-feira (16) o resultado da avaliação técnica da Agência sobre o pedido de indicação da vacina Pfizer contra Covid-19 para crianças de 05 a 11 anos no Brasil.
O anúncio será feito em reunião virtual amanhã a partir de 10h30 e a finalização da análise ocorreu após o laboratório enviar dados complementares sobre o imunizante, mais de um mês após o pedido do laboratório.
De acordo com a Anvisa, a avaliação contou com a participação de representantes de sociedades médicas brasileiras além das áreas técnicas da Agência.
Como a dose para Pfizer para crianças é de 10 microgramas e não de 30 microgramas, quantidade administrada em maiores de 12 anos, o Brasil terá que esperar lotes específicos para vacinar as crianças. Ou seja, não é possível usar as vacinas para adultos e adolescentes.
A Pfizer, no entanto, já teria garantido para o governo brasileiro que os lotes para crianças devem chegar no início de janeiro.
A possibilidade de vacinação do público infantil motivou novamente o Instituto Butantan a protocolar nesta quarta-feira (15) uma nova solicitação à Anvisa para a aplicação da Coronavac em crianças de 3 a 11 anos. A Coronavac já é utilizada em crianças em diversos países.