A fronteira liga Cidade do Leste, no Paraguai, e Foz do Iguaçu, foi reaberta, nesta quinta-feira (15), após quase sete meses, a Ponte Internacional da Amizade foi reaberta, nesta quinta-feira (15).
O governo do Paraguai afirmou novamente sobre a reabertura e publicou um protocolo rigoroso de segurança, referente às medidas sanitárias, na quarta-feira (14). A liberação também foi publicada no diário oficial do governo brasileiro, na noite de quarta, mas sem muitas restrições.
De acordo com o governo paraguaio, na primeira quinzena, somente veículos poderão entrar no país, das 5h às 14h, com retorno até a 00 horas.
O governo brasileiro autorizou a entrada de estrangeiros no país e também o sentido inverso, mas sem a definição exata sobre veículos ou pedestres. No decreto brasileiro, também não há definição sobre o horário de entrada na ponte.
A portaria do governo brasileiro, de 2 de outubro, já permitia a circulação entre municípios da fronteira, como Foz do Iguaçu e Cidade do Leste, mas apenas se o país vizinho fizesse o mesmo, por meio do princípio da reciprocidade.
A travessia por Pedro Juan Caballero fica aberta das 9h às 22h, e em Salto del Guairá funciona das 6h às 21h, segundo o governo paraguaio.
Com informações G1