O governo do Paraná está veiculando na TV uma propaganda que deixou professores da rede estadual revoltados. A publicidade mostra educadores, representado por atores, felizes com a redução da hora atividade e com o salário da categoria.
A APP Sindicato acusou o governo de mentir, tanto no que diz respeito a hora atividade, quanto no que tange ao salário: “No vídeo, a personagem de uma professora diz estar feliz com a mudança na hora-atividade, e afirma que vai passar mais tempo com os alunos em sala de aula. No entanto, ao contrário do que quer convencer o governo, os professores não vão passar mais tempo com os alunos em sala de aula. Isso porque as aulas de cada disciplina já são definidas na grade curricular e nenhuma turma terá mais aulas de determinada disciplina, por professores da área não estarem em hora-atividade. O número de aulas não muda, o que muda é a quantidade de turmas a serem assumidas pelo professor”.
Em relação ao salário, o sindicato foi enfático: “o governo do Estado insiste em mentir sobre o reajuste dos educadores nos últimos anos. Ao dizer que a categoria recebeu 146% de aumento de salário, o governo tenta manipular a opinião pública, criminalizando salários da educação e dizendo que, mesmo em meio à crise que negava veementemente, tem dado aumento de salário aos trabalhadores”.
A APP luta na justiça para que uma lei que fala sobre como deve ser a jornada de trabalho seja respeitada. Os educadores estão em greve por tempo indeterminado e farão assembleia neste sábado, 16, para avaliar o movimento.